Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Esportes

Conheça o Programa Sesc Esporte!

 

Referência no incentivo ao esporte amador, à atividade física e à recreação, com mais de 12 mil alunos matriculados em 27 modalidades sendo 18 esportivas e 9 de condicionamento físico, o Sesc RJ, braço sociocultural do Sistema Fecomércio RJ, também faz parte do segmento esportivo de alto rendimento.
 
Em 2016, o mundo inteiro acompanhou com especial interesse os jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro. Apesar da saudade das partidas, das competições e da mistura de culturas, o Rio de Janeiro ganhou um legado que vai muito além de premiações, estádios ou obras de infraestrutura: fomos medalha de ouro em inspiração. Pois o esporte é muito mais que transpiração. Diariamente, pessoas se inspiram no exemplo de atletas que suam a camisa para superar obstáculos comuns à modalidade que praticam. É mais do que bater um recorde no relógio ou derrotar um oponente: é vencer a si mesmo. Estendem os limites do corpo e da mente para ir além do resultado - um comportamento que pode ser aprendido, replicado e utilizado no dia a dia de milhares de brasileiros.
 
Este é o espírito do Programa Sesc Esporte.


 

Esporte no Sesc RJ
O Esporte é uma das principais áreas de atuação do Sesc RJ. Por meio da prática desportiva, atua na melhoria da qualidade de vida, estimulando a participação ativa da família no incentivo a hábitos saudáveis. O Sesc RJ adota um modelo que envolve pais, filhos e comunidade: uma referência de positividade a ser seguida por meio do esporte. O Programa Sesc Esporte, por sua vez, trata-se de uma reformulação, aprimoramento e ampliação do escopo do trabalho já realizado nas unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro, buscando melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva. 
 
Atualmente, são mais de 12 mil alunos matriculados em 843 turmas de 27 modalidades, sendo 19 esportivas e 8 de condicionamento físico (modalidades variadas). Isso representa uma taxa de ocupação de 89% do total de vagas disponíveis. Em 2016, foram realizados 2.084.144 atendimentos no Programa, incluindo várias atividades recreativas.
 
O programa tem quatro pilares:

1 - Rendimento Esportivo
Incentivo à prática esportiva entre crianças e jovens por meio de equipes de alto rendimento de diferentes modalidades, que sirvam de inspiração para esse público. Os times de vôlei masculino e feminino Sesc RJ são os primeiros deles. Para os próximos anos, a previsão é criar equipes de remo, canoagem, natação, judô, basquete e handebol, assim como investir em estrutura de ponta nessas modalidades para receber atletas a partir dos 16 anos. Também integra esse pilar o treinamento de atletas entre 14 e 20 anos visando, no futuro, alimentar as equipes de rendimento do Sesc nas modalidades foco (vôlei, basquete, handebol, judô, natação, remo e canoagem).

2 – Iniciação e Formação Esportiva
Contempla o incentivo à prática de 16 modalidades, inclusive pessoas com deficiência, dos 4 aos 17 anos. Nesse pilar, em 2016, o Sesc RJ chegou a 454.162 atendimentos. São cerca de 3.200 inscritos em 724 turmas num universo de cerca de 6.000 vagas. Também integram esse pilar a detecção de talentos, que poderão seguir nas turmas de treinamento, nível acima deste, para a formação de novos praticantes em apoio ao desenvolvimento do esporte fluminense.

3 – Atividades de Condicionamento Físico (academia)
São modalidades que contemplam a busca de bem estar e qualidade de vida, por meio de exercícios, orientados por profissionais de Educação Física. As atividades são planejadas e adaptadas a cada perfil de aluno, conforme seu estágio e aptidão física e/ou faixa etária. São turmas de Hidroginástica, Circuito Funcional, Ginástica, Pilates, Tai Chi Chuan, Ritmos, Ioga, Balé e Esporte Master (acima de 60 anos).

4 – Atividades Recreativas
Este pilar do Programa tem como conceito a oferta de atividades educativas, prazerosas e espontâneas que as pessoas e suas famílias buscam para melhor ocupar o seu tempo livre. Entre várias opções destacam-se Fim de Semana no Sesc; Espaço Jogo; Parquinho Sesc, Brinquedoteca, Momentos para Dançar, Colônia de Férias (janeiro e julho) e Festa Junina, entre outros.