Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

CineSesc: veja aqui a programação de agosto e monte seu roteiro

Tem Mostra EtnoDoc em Madureira, Mostra Primeiros Olhares pra crianças em diversas unidades, Mostra Territórios Hostis em Copacabana e muito mais.


publicado em 01-08-19

imprimir

O CineSesc  e a programação de cinema das nossas unidades não param! Sempre que bater aquela vontade de ver um filme diferente, é só consultar a programação e ir até a unidade que mais te interessar. Nossas mostras  trazem uma série de temáticas variadas em sessões gratuitas. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc RJ, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural.

O projeto é uma iniciativa do Sesc RJ que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.​   Veja aqui a programação de agosto:

Mostra Territórios Hostis

07/08 a 28/08 - Sesc Copacabana

Os territórios são expressões do conflito entre os homens. A discussão em torno desse tema aponta diretamente para os fatores que o propiciam: as desigualdades sociais, a ganância por lucros, a especulação imobiliária e o desrespeito por populações tradicionais e históricas, os despossuídos de terra e origem (no caso, os refugiados). Enfim, a falta de compreensão em torno desses conflitos possibilitam debates fundamentais sobre o tema. Mais uma vez são questões muito importantes a serem fomentadas nas escolas por estimularem uma visão crítica e consciente acerca dos conflitos que envolvem territórios. Fica difícil abordar o tema do território sem pensar, em paralelo, sobre a questão econômica da terra. O que é mais importante: a sobrevivência dos povos e a harmonia entre eles, ou a imposição da lei dos mais fortes e poderosos que almejam com a terra apenas aumentar seus lucros ou seus bens? Como se vê, essa é uma problemática complexa, ampla e necessária que merece cuidadosa atenção.

Veja aqui a programação completa

Sessão EtnoDoc

01 a 22/08 - Sesc Madureira

Em parceria com a Associação Cultural Amigos Museu Folclore Edison Carneiro o Sesc Madureira exibirá a Sessão Etnodoc no mês que se comemoram as culturas populares brasileiras (o dia da comemoração é 22 de agosto). Diante das transformações nas concepções da cultura popular, que tangenciam folclore, cultura oral, cultura tradicional e cultura de massa, o emprego da expressão no plural – culturas populares – talvez consiga mais facilmente percebê-la como práticas sociais e processos comunicativos híbridos e complexos que promovem a integração de múltiplos sistemas simbólicos de diversas procedências.

Veja aqui a programação completa

Picadeiro Móvel - Vesti La Giubba

10/08 - Sesc Niterói

Livremente inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, o curta fantasia sobre a vida do personagem Canio, anos após os trágicos eventos narrados naquela obra clássica. Direção de Johil Carvalho. Ficção. 15 min. Brasil. 2016.

CineSesc Primeiros Olhares - Programação Infantil

15 a 29/08 - Sesc Nova Friburgo

01 a 29/08 -  Sesc Nova Iguaçu

04 a 25/08 - Sesc Ramos

01 a 31/08 - Sesc São Gonçalo

04 a 25/08 - Sesc Tijuca

Mostra Sesc de Cinema 2018 - Panorama Brasil

01 a 22/08 - Sesc Nova Iguaçu

Recorte dos filmes selecionados para a Mostra Sesc de Cinema 2018. Serão apresentados sete longas-metragens de várias regiões do Brasil.

Veja aqui a programação completa

CineSesc Territórios

29/08 - Sesc Nova Iguaçu

Mostra Sesc de Cinema 2018 - Nordeste

02 a 30/08 - Sesc Ramos

Recorte dos filmes selecionados para a Mostra Sesc de Cinema 2018. Serão apresentados curtas e longas-metragens da região Nordeste.

Veja aqui a programação completa

Mostra A Família Vai Bem, Obrigado!

07 a 28/08 - Sesc Ramos

O que é uma família? Ou melhor, quais são os elementos que podem ser apontados como formadores de uma família? O que fazer, por exemplo, quando nossos pais biológicos morrem prematuramente e temos que lidar com uma nova família? E quando os adultos, em suas decisões de vida, oferecem uma possibilidade de ampliação da família ao nos anunciar a chegada de um novo irmão? Quais as relações da família com a escola, quando a primeira se mostra mergulhada em crise? E quando você acha que sua mãe morreu, mas ela reaparece impondo uma nova realidade?

Essas são algumas perguntas levantadas nessa mostra e que nos desafiam a pensar sobre o nosso conceito de família. Todos os quatro filmes cativam por seu olhar aguçado em relação aos conflitos humanos no âmbito das famílias. É muito comum que o cinema lance discussões sobre família. Afinal, essa é uma das células que muito dizem sobre a constituição de uma sociedade: o quanto ela pode ser múltipla, variada ou rígida em sua organização.

Veja aqui a programação completa

Mostra A Arte e Seu Enleio

01 a 31/08 - Sesc São Gonçalo

Para muitos, os processos artísticos são atributos de homens geniais, mas quando mergulhamos em seus cotidianos, vemos que o trabalho é árduo e intenso. Pensar nos processos e nas práticas habituais que envolvem as artes é também lançar uma reflexão acerca delas. Os mistérios vislumbrados no fazer artístico pertencem ao domínio do essencialmente humano. O ego, os relacionamentos amorosos e a relação com o público, assim como a dureza de vivenciar os processos de elaboração simbólica das obras, são alguns temas esbarrados pelos filmes escolhidos para essa mostra.

Veja aqui a programação completa

Sessão Mostra Sesc de Cinema 2017 - Orquestra Invisível Let’s Dance / A Dama do Rasqueado

07 e 29/08 - Sesc São Gonçalo

Em São Paulo, embalado por muito jazz, black music e samba, Seu Osvaldo conta sua história como o primeiro DJ do Brasil pelos bailes da cidade. Direção de Alice Riff. 20 min. Brasil. 2016.

A trajetória da cantora Delinha, que criou, juntamente com Délio, o gênero Rasqueado no antigo Mato Grosso. Seguiu a vida artística cantando somente músicas autorais. Aos 80 anos, é a cantora com a maior discografia da história; já cantou amores, natureza, beleza e os costumes da terra pantaneira. Direção de Marinete Pinheiro. 75 min. Brasil. 2017.

Mostra Ingmar Bergman 

03 a 31/08 - Sesc Tijuca

A mostra apresenta obras do diretor sueco Ingmar Bergman.

Veja aqui a programação completa