Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Niterói

Notícias

Exemplos de superação marcam etapa do Circuito Sesc de Corridas em Niterói

Em vez de troféus aos primeiros colocados, Sesc premiou todos os participantes e homenageou os exemplos de superação


publicado em 01-10-18

imprimir

NITERÓI – Sob sol forte e temperatura de 32 graus, cerca de 1,5 mil pessoas participaram da etapa Niterói do Circuito Sesc de Corridas 2018, realizada na manhã deste domingo (30/9) na Zona Sul da cidade. Muita animação, solidariedade e exemplos de disposição e superação marcaram a prova, que tinha percurso de 7 quilômetros pela orla de Charitas e São Francisco e estrada Leopoldo Fróes. Quem optou por caminhar, fez percurso de 5 quilômetros.

Ao cruzarem a linha de chegada, do primeiro ao último, os participantes recebiam medalhas, já que na prova realizada pelo Sesc RJ todos foram considerados vencedores. Em vez de premiar os primeiros colocados, a instituição chamou ao pódio e entregou troféus àqueles que se destacaram pelos seus exemplos de superação.

Superação - Entre eles, está o da empregada doméstica Ana Cristina Azeredo, de Niterói. Há 3 anos, ela pesava 212kg e decidiu fazer uma cirurgia de redução de estômago porque sentia vergonha do próprio corpo. Para o seu processo de emagrecimento, além do procedimento cirúrgico, participou de modalidades esportivas no Sesc e conseguiu eliminar, até agora, 112kg.

Eu fiquei muito feliz mesmo, a prova foi maravilhosa. Eu agradeço todos os dias pela minha vida a Deus e aos professores do Sesc. Eu tomava 15 comprimidos e, hoje, tomo só um para regular a pressão. Estou há três anos na luta e vou em busca de muito mais”, disse Ana após a premiação, lembrando que pratica natação, musculação e hidroginástica no Sesc.

Maria Borges Pereira, de São João de Meriti, também foi uma das agraciadas. Aos 88 anos e esbanjando vitalidade, a participante de mais idade foi considerada um exemplo a ser seguido por crianças, jovens, adultos e idosos.

“É muito bom receber esse reconhecimento, não tenho nem palavras para dizer como eu me sinto. Eu faço natação, ginástica e aula de dança no Sesc então essa prova foi fácil, muito boa”, comemorou  a aposentada.

A diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, foi quem entregou os troféus aos destaques da prova, ao lado do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, e do presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil. Ela explicou a proposta da prova.

“O Sesc é um serviço social e trabalha com a comunidade. A nossa grande filosofia é premiar a todos, porque o importante é correr, é caminhar, é essa integração. Veja que todos nós estamos ganhando uma medalha por participar. Não importa quem chegou em primeiro ou quem foi o último. O que importa é que as pessoas estejam juntas, convivendo e fazendo atividade física ao ar livre”, observou a dirigente.

Alimentos arrecadados – A organização do Circuito Sesc de Corridas estabeleceu que em vez de pagar inscrição, o participante deveria doar 5 quilos de alimentos não-perecíveis (4 com Cartão Sesc RJ). O resultado foi uma arrecadação de mais de mais de 5 toneladas de alimentos. Os donativos serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc, que por sua vez os repassa a instituições assistenciais. São mais de 300 entidades cadastradas no programa no estado do Rio de Janeiro atendendo a pessoas em condições de vulnerabilidade social. 
Depois da prova de Niterói, o circuito terá mais duas etapas: Baixada (Nova Iguaçu), em novembro, e Parque Olímpico da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), em dezembro.

Os tempos dos participantes assim como informações sobre as próximas etapas estão disponíveis no site circuitodecorridas.sescrio.org.br.