Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Outubro Rosa: confira as ações de conscientização sobre câncer de mama e de colo de útero

Organizamos palestras e eventos nas Unidades de Ramos, São João de Meriti, Campos, Nogueira, Barra Mansa e Duque de Caxias.


publicado em 01-10-19

imprimir

 

O mês de outubro chegou e com ele a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar e sensibilizar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Saúde é um dos campos de atuação do Sesc presente desde sua criação. Então, mais uma vez vestimos a camisa da campanha Outubro Rosa a favor do combate ao câncer de mama.

Criado na década de 1990, o movimento tem como objetivo estimular a participação da população no controle do câncer de mama, compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização do público, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção da doença engloba ações realizadas para reduzir os riscos. Para impedir que o câncer se desenvolva, ter um estilo de vida saudável é o mais indicado. Além disso, realizar exames regulares, como a mamografia, é indispensável. No caso do câncer de mama, o autoexame é essencial. Além de praticar atividades físicas, o INCA recomenda evitar a exposição a fatores de risco. Seguem algumas dicas:

· Não fumar;

· Ter uma alimentação saudável incluindo frutas, legumes, verduras e cereais integrais;

· Manter o peso corporal adequado;

· Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

· Amamentar;

· Evitar comer carne processada;

· Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos;

· Vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos;

· Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usando sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios;

· Evitar exposição a agentes cancerígenos (químicos, físicos e biológicos) no ambiente de trabalho.

Durante todo o ano, o Sesc RJ conta com o programa Sesc Saúde da Mulher, que disponibiliza exames de prevenção de câncer de mama e de colo de útero, assim como ações educativas para promoção da saúde. A detecção precoce do câncer de colo uterino e do tumor de mama é considerada fator primordial para a cura de ambos. E em razão da campanha, algumas das nossas unidades também prepararam uma programação especial. No Sesc Campos haverá, entre os dias 16 e 19 de outubro, palestras e oficinas que abordam o tema.  E no dia 19, o Sesc Nogueira contará com orientações de saúde e saúde bucal para pacientes oncológicos, cuidados pré, trans e pós-tratamento do câncer.

Veja a seguir a programação das unidades para o Outubro Rosa:

Outubro Rosa

Sesc Ramos
10 e 19/10 às 10h
Grátis

Outubro Rosa – Campanha De Prevenção Do Câncer de Mama
Sesc São João de Meriti
22/10, 24/10, 26/10 e 30/10
Grátis

Outubro Rosa
Sesc Campos
16 a 19/10
Ver programação na unidade

Outubro Rosa
Sesc Nogueira
Sábado (19/10) - 09h às 16h
Grátis

Outubro Rosa
Sesc Barra Mansa
Sábado (26/10) às 11h
Grátis

Aula Mix Outubro Rosa
Sesc Duque de Caxias
Sábado (26/10) - 10h às 11h
15 anos | Grátis