Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Niterói

Notícias

Sesc RJ realizará 1º Seminário de Cooperativismo Popular e abrirá inscrições para incubadora de Economia Criativa

Evento será realizado no dia 6 de julho e marcará a abertura de inscrições para a incubadora.


publicado em 02-07-19

imprimir

No dia 6 de julho, das 9h às 17h, o Sesc Niterói sediará o 1º Seminário de Cooperativismo Popular, com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre trabalhadores pertencentes a diversos setores da sociedade, fundamentados na superação de situações de exclusão e na predominância de um modelo de gestão democrático e participativo. As inscrições serão realizadas pelo e-mail elisangela.bandeira@sescrio.org.br ou pelos telefones (21) 2704 - 2712/2795. O seminário é gratuito e oferecerá certificado de participação. 

Veja aqui a programação do Seminário de Cooperativismo Popular

Durante o seminário, será lançada também a Incubadora de Economia Criativa do Sesc RJ.  As inscrições para o programa de incubação serão realizadas através do link http://bit.ly/SescEconomiaCriativa. Poderão se candidatar empreendedores das seguintes áreas: Artes manuais, Artes e Cultura, Gastronomia, Moda  e Serviços. Para solicitar informações sobre a abertura das inscrições, favor enviar e-mail para incubadorasesc@sescrio.org.br.

O processo de incubação terá suas aulas no Sesc Niterói, mas as empresas participantes podem ser de qualquer outro município. O objetivo é estruturar modelos de negócios sustentáveis (social, ambiental e economicamente) e ampliar a renda dos participantes por meio do empreendedorismo e inovação. Serão oferecidas 50 vagas, subdivididas em 25 vagas para empreendedores no nível básico e 25 vagas no nível avançado. Os critérios de seleção serão  Exposição de Motivos, Proposta de Atividades e Experiência. Todo o processo de incubação é gratuito e sem ônus para os empreendedores.

Serão trabalhados no processo de incubação os seguintes tópicos: Formatos e tipos de negócios, Desenvolvimento de produtos e serviços de acordo com demanda de mercado, Tendências, Qualidade e acabamento, Cadeia produtiva social e ambientalmente justa, Plano de negócio, Lucro e negócios sociais, Gestão de recursos, Vendas e exposições, Orientação jurídica, Orientação Contábil  e Assessoria individual.

As iniciativas devem estar pautadas em conceitos de comércio justo, inovação, economia criativa, economia solidária e sustentabilidade. Os empreendedores terão orientação jurídica e contábil e assessoria Individual para a criação ou melhoria do seu plano de negócio, bem com cursos e ações focados na melhoria contínua do seu produto/serviço, dentre outros. As dúvidas sobre a incubadora devem ser encaminhadas para o e-mail incubadorasesc@sescrio.org.br.

Serviço:

Seminário de Cooperativismo Popular

Sesc Niterói

Sábado (06/07) 

09h às 17h

Gratuito - Inscrições abertas