Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Museu Nacional/UFRJ e Sesc RJ promovem mais uma edição do Festival Museu Nacional Vive

Serão oferecidas atividades gratuitas durante todo o fim de semana na Quinta da Boa Vista.


publicado em 02-12-19

imprimir

Nos dias 07 e 8 de dezembro (sábado e domingo), das 10h às 16h, o Museu Nacional / UFRJ, em parceria com o Sesc RJ, promove o Festival Museu Nacional Vive, na Quinta da Boa Vista. O público terá acesso a diferentes atividades promovidas por pesquisadores do Museu Nacional e outras levadas por colaboradores das unidades do Sesc no Rio de Janeiro.

Os visitantes poderão participar de atividades sobre games, tecnologia e inovação, realidade aumentada, ciência, robótica, arduíno, caminhada pela Quinta da Boa Vista e muito mais.  

“É um prazer estar junto ao Museu Nacional nesse tipo de atividade, já que ela proporciona a democratização do conhecimento ao mesmo tempo em que leva lazer e qualidade de vida para a população, o que está em completa sintonia com a missão institucional do Sesc RJ. O público que comparecer à Quinta da Boa Vista terá um fim de semana bastante prazeroso, em que poderá absorver conhecimento de forma lúdica e num ambiente bastante agradável”, afirma Regina Pinho, diretora Regional do Sesc RJ.  

Atrações do Sesc        

Exposição Conhecendo a Cultura Maker –Robótica e Arduino
Uma experiência incrível com o Robô mecano, Atvidade Makey Makey (Tocando piano com frutas) e onde através de eletrodos e um Arduino minha/sua mão controla a mão de outra pessoa .

Museu Nacional Vive
Recreação com Jogos Gigantes: temática Museu / Peteca

Intervenção Artística - Trabalhando a Memória Afetiva através do Graffiti
A partir da memória afetiva e de pesquisa relacionada à história e acervo do Museu Nacional, utilizaremos a linguagem artística do graffiti para construir um painel artístico, que ficará como legado para o Museu.

Intervenção Social – Tempo, Tempo, Tempo: Agenda 2030- Cidadania e Sustentabilidade
Proposta de Intervenção Artística Temática sobre Cidadania e Sustentabilidade.

Tempo, tempo, tempo é uma intervenção itinerante que dialoga diretamente com a agenda 2030 da ONU e os objetivos do milênio. O Senhor do Tempo aborda as pessoas e faz uma previsão sobre como as questões cruciais da sustentabilidade estarão daqui a 10 anos caso as coisas continuem como estão!

A proposta é a de abordagem e sensibilização junto ao público transeunte que estará no evento.

Jogos de Comunicação Não Violenta - Jogo Grok e Baralho de Empatia
Jogos que visam combater a Violencia nas comunidade , através do conhecimentos das necessidades e sentimentos com de resolutividade de conflitos através da Empatia ao proximo .

Exposição Os Cinco Sentidos

Quebra-cabeças da reconstrução do Museu Nacional
Criados a partir de imagens do Museu, recreação com quebra-cabeças gigantes.

Sorriso Saudável - Orientações e Mesa Clínica com Macro Modelos
Orientações sobre as prevenção das principais doenças bucais

Sarau Popular - Varal de Ideias
A Trupe Investigativa Arroto Cênico traz a encenação " Sarau Popular - Varal de Idéias " corresponde a um conjunto de ações de cunho sociocultural que desenvolve um ciclo de atividades artísticas ligadas à cultura popular, as tradições nordestinas, e a literatura de cordel.

Terapia Ocupacional - Exposição de artefatos de Terapia Ocupacional UFRJ

Cordelteca - Pequeno acervo de livros e livretos de cordel para incentivar a leitura.

Serviço

Festival Museu Nacional Vive
Datas: 07 e 8 de dezembro
Horário: 10h às 16h
Local: Quinta da Boa Vista