Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Sesc RJ leva serviços gratuitos para a Central do Brasil nesta sexta para celebrar o Dia Mundial da Saúde

Aferição de pressão arterial, avaliação de bioimpedância, bate-papo sobre parto natural e orientações preventivas sobre saúde bucal e doenças crônicas estão entre os destaques da programação


publicado em 03-04-19

imprimir
O Sesc RJ levará uma série de atividades e serviços gratuitos para a Central do Brasil nesta sexta-feira, dia 5/4, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde – celebrado em 7 de abril – numa parceria com a SuperVia. Ao longo do dia, a partir das 10h, o público que passar pela estação mais movimentada do Rio poderá obter orientações sobre saúde bucal, saúde da mulher e infecções sexualmente transmissíveis, além de verificar a pressão arterial e a glicemia capilar, avaliações que permitem prevenir doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e suas complicações. 
 
ALIMENTAÇÃO SAÚDÁVEL - Uma das tendas oferecerá também avaliação de bioimpedância. O exame consiste numa análise completa do peso corporal, com a distinção de peso de ossos, massa magra e gorduras, e permite calcular o percentual de hidratação. Uma exposição interativa, com alimentos cenográficos, seguida de orientação de nutricionistas, estimulará os visitantes a montarem pratos saudáveis.
 
PARTO NATURAL - Para as gestantes, haverá um bate-papo sobre questões inerentes ao universo do parto normal, conduzido pela doula, educadora perinatal e consultora de amamentação Gisele Muniz, que é coordenadora do Coletivo Gesta. Às mulheres também será oferecida uma oficina que ensinará diversas amarrações de lenços e faixas no cabelo numa ação que visa a promover o empoderamento feminino. 
 
REPELENTE NATURAL - O Dia Mundial da Saúde também será celebrado pelo viés ambiental. Uma oficina ensinará a confecção de repelente natural com plantas medicinais, sem aditivos químicos e com baixo custo, não agredindo o meio ambiente e evitando doenças provocadas por picada de mosquitos. Haverá demonstração de cultivo de mudas e plantas agroecológicas de produção familiar, utilizando insumos e tecnologias de baixo impacto. Entre as técnicas estão mini hortas em caixote de feira e pallet, vasos auto irrigáveis e eco vasos reciclados, além de composteiras recicladas estilizadas. 
 
CULTURA E BRINCADEIRAS – O Sesc RJ também levará à Central do Brasil manifestações artísticas relacionadas ao Dia Mundial da Saúde. Uma performance cênica abordará a manutenção da saúde física e mental dos passantes, através de uma  reflexão da saúde biopsicossocial. Já o bloco Charanga Talismã fará apresentação musical com repertório temático da saúde, embalado por 11 músicos com instrumentos de percussão e sopro, além de bailarinas e pernaltas. Artista circularão pela estação fantasiados de coração em uma divertida intervenção em que jogam luz sobre a importância da prevenção de doenças crônicas. Brinquedo inflável simulando chute à gol e desafio de embaixadinhas convidarão as crianças a inserirem a prática esportiva e a atividade física no seu dia a dia.
 
SERVIÇO
Serviços de saúde do Sesc RJ na Central do Brasil
Estação Central do Brasil: Praça Cristiano Otoni, s/n – Centro – Rio de Janeiro
Dia 5/4/2019 – A partir das 10h
Grátis