Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Nova Friburgo

Notícias

Postos de saúde de Friburgo fazem agendamentos de exames Papanicolaou e mamografias

Agendamento pode ser feito na recepção desses estabelecimentos por mulheres entre 25 e 64 anos (Papanicolaou) e 50 e 69 anos (mamografia). Fora dessas faixas-etárias, exames são feitos apenas sob encaminhamento médico


publicado em 03-09-19

imprimir

As 25 Unidades Básicas de Saúde de Nova Friburgo estão realizando agendamentos de exames Papanicolaou (preventivo do câncer de colo de útero) e mamografia na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, instalada no estacionamento do Teatro Municipal Laércio Ventura (Rua Salusse, 616 – Centro), em Frente à Praça do Suspiro  As solicitações podem ser feitas na recepção dos postos por mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolaou. Fora dessas faixas-etária, a realização do exame está condicionada a encaminhamento médico.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher está operando desde 26/9 em Nova Friburgo, onde fica por 120 dias. Ela funciona em um caminhão de 9mx3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. Após o exame de mamografia, as imagens de Raio-X serão remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, fará a devolutiva aos pacientes.

O funcionamento é de segunda a sexta, o que lhe dá uma grande capacidade de realização de exames de Papanicolau e mamografias no período. A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 7 e 15 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda no SUS, muitas vezes as mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de colo uterino e do tumor de mama é considerada fator primordial para a cura de ambos.

SERVIÇO

Exames Papanicolaou e mamografia na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher
Público: Mulheres entre 25 e 64 anos (Papanicolaou) e entre 50 e 69 anos (mamografia)
Agendamento: Nas 25 Unidade Básicas de Saúde de Nova Friburgo, com recepcionistas
Documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão do SUS (originais e cópias)