Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc São Gonçalo

Notícias

Sesc RJ inaugura em São Gonçalo Unidade Móvel onde são feitos Mamografia e Papanicolaou

Atendimentos são dirigidos a pacientes encaminhadas pelo sistema público de saúde. Intenção é que os resultados fiquem prontos em aproximadamente 15 dias. Os laudos mamográficos serão feitos pelo Hospital de Câncer de Barretos (SP), referência nacional no tratamento da doença, por meio de ferramentas de telemedicina.


publicado em 05-02-19

imprimir

Uma de nossas prioridades na área da Saúde, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher está de volta! A partir desta quinta-feira, dia 07/02, o veículo estará na Unidade de São Gonçalo, equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolaou). A unidade ficará estacionada no local por 60 dias úteis.

Durante o período, o equipamento será um braço do sistema municipal de saúde e receberá apenas pacientes encaminhadas via Sistema de Regulação (Sisreg) – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolaou.

A unidade móvel  funciona em um caminhão, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. O funcionamento é de segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 18h. Além de disponibilizar exames gratuitos, também será oferecida no local uma programação com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre diversos temas na área da saúde, realizados na tenda, que ficará junto à unidade móvel.

Durante o lançamento, o presidente do Sistema Fecomércio RJ e do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, disse que o projeto atende à população do Rio de Janeiro numa área – a saúde - que foi severamente impactada com a deterioração da atividade econômica no estado nos últimos anos. Também destacou o papel dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, que mantêm o Sesc e, consequentemente, a Unidade Móvel Saúde Mulher. 

“Para nós, tem um simbolismo muito grande dar início ao projeto neste município, mostrando à sociedade que o Sesc está presente e que é importante na vida das pessoas. O Serviço Social do Comércio (Sesc) é mantido por contribuição dos empresários, e todos esses recursos são revertidos para a sociedade. Isso tem que ser preservado e valorizado por todos nós”, disse o dirigente, lembrando também do Senac, que igualmente é mantido pelos empresários e atua na capacitação profissional de trabalhadores do setor.

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil (depois do câncer de pele não-melanoma), e o de colo de útero, o terceiro, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos dois casos, a detecção precoce é a maior ferramenta para a cura da doença. O Papanicolaou deve ser feito a cada 3 anos na faixa etária entre 25-64 anos, depois que os dois primeiros realizados a intervalo de 1 ano mostram-se normais. Já a mamografia deve ser realizada, na faixa entre 50-69 anos, bianualmente.

Segundo a diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, “esse equipamento detecta dois dos cânceres que mais acometem as mulheres brasileiras: o de mama e o de colo de útero. Se forem diagnosticados precocemente, oferecem às pacientes de 95% a 100% de chance de cura. Portanto, é uma iniciativa que salva mulheres. Com isso, o Sesc reforça o seu maior papel, que é cuidar do bem-estar social e oferecer qualidade de vida às pessoas”.

EXCELÊNCIA E RAPIDEZ EM LAUDOS DE MAMOGRAFIA - Após o exame de mamografia, as imagens de Raio-X serão remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, fará a devolutiva aos pacientes. A intenção é que os resultados fiquem prontos em aproximadamente 15 dias a partir da realização dos exames, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames.

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

  • Endereço: Sesc São Gonçalo - Av. Pres. Kennedy, 755.
  • Funcionamento: 2ª a 6ª (exceto feriados), das 9h às 18h.