Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Quitandinha

Notícias

Sesc Quitandinha recebe bate-papo sobre Arte Abstrata

Evento acontece dia 8/7 e conta com a presença do professor de Artes Luiz Sérgio de Oliveira


publicado em 05-07-17

imprimir

O professor de Artes da Universidade Federal Fluminense Luiz Sérgio de Oliveira estará no Sesc Quitandinha, neste sábado (8/7), para um bate-papo com o público na exposição “Da abstração ao neoconcretismo: uma homenagem a Décio Vieira”. A mostra, inaugurada em abril, relembra a 1º Exposição Nacional de Arte Abstrata, realizada em 1953 no mesmo local, o então Hotel Quitandinha.

No bate-papo, que tem entrada franca e começa às 15h, Luiz Sérgio de Oliveira falará da importância do evento de 1953, considerado o momento inaugural da afirmação social de uma arte não-figurativa no Brasil. Entre seus organizadores, estavam o petropolitano Décio Vieira (1922-1988), homenageado na exposição atual.

Organizada pelas equipes curatoriais do MAR e da equipe de Artes Visuais do Sesc RJ, a exposição é composta por 60 peças, entre obras da Coleção MAR, do acervo do Sesc RJ e emprestadas pela família de Décio Vieira. Ela é dividida em três eixos: o primeiro é dedicado ao Rio de Janeiro dos anos 1950 por meio de cartões postais e fotografias; o segundo apresenta uma cronologia do desenvolvimento da arte abstrata no Rio de Janeiro dos anos 1940 e 1950, com foco na exposição de 1953, no Quitandinha, apresentando obras de mais de 20 artistas, como Ivan Serpa, Axl Leskoschek e Aluisio Carvão; o terceiro e último núcleo oferece um percurso por entre a obra de Décio Vieira, fazendo uma homenagem ao artista num caminho que vai da abstração ao neoconcretismo.

Além de pinturas em têmpera, colagens e estudos em pastel e guache, serão mostrados objetos originários do ateliê do artista, tais como pincéis, tubos de tintas, pigmentos de cores e outros utensílios. A essa seleção de obras e objetos da Coleção MAR, cuidadosamente apresentadas para explicitar claramente a trajetória de Décio Vieira, serão ainda somadas pinturas pertencentes a coleções particulares.

Como desdobramento da mostra, o projeto contará com ações educativas como visitas mediadas, oficinas e debates sobre arte não-figurativa, como o que acontece neste sábado.

SOBRE O PARTICIPANTE:
Luiz Sérgio de Oliveira é artista e professor titular de Artes / Poéticas Contemporâneas da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Artes Visuais (História e Teoria da Arte) pelo PPGAV - Escola de Belas Artes – UFRJ. Cursou Mestrado em Arte da Universidade de Nova York e Graduação em Artes Visuais (pintura) - EBA - UFRJ. É professor do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF). Seus interesses de pesquisa giram em torno das articulações entre arte, política e democracia. Entre suas inúmeras publicações, escreveu o artigo À Frente de Uma Ruptura: I Exposição Nacional De Arte Abstrata [1953], sobre a exposição ocorrida em 1953, no Quitandinha.

SERVIÇO:
Palestra com Luiz Sérgio de Oliveira

Sesc Quitandinha: Av. Joaquim Rolla, 2 - Tel: (24) 2245-2020
Data: 08/07/2017 (sábado), às 15h
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Grátis