Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Três Rios

Notícias

Ester Jablonski interpreta contos de Clarice Lispector

A peça “Silêncios Claros” terá duas únicas apresentações no Sesc Três Rios


publicado em 05-11-13

imprimir

A atriz Ester Jablonki dá vida a quatro contos de Clarice Lispector no espetáculo “Silêncios Claros”, na quinta-feira (7/11). “O primeiro beijo”, “O grande passeio”, “Uma tarde plena” e “A fuga e uma galinha”, marcam as estações da vida em quatro tempos e pontuam a sensibilidade e intimidade com que Clarice Lispector passeia pela vida humana, com suas contradições e mudanças. Ao final da apresentação, debate com a plateia sobre a peça e a obra da autora, com a especialista Clarisse Fukelman. O monólogo faz parte das atividades do Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc Rio, que oferece à população de baixa renda mais acesso, entre outros objetivos, à cultura. 

Para traduzir cenicamente as sutilezas do estilo feminista da autora com seus anseios, desejos inconfessos, contradições, alegrias e tristezas, todos esses sentimentos embutidos em histórias contadas em diferentes fases da vida da poetisa, optou-se por uma linguagem minimalista ao invés do uso de excesso de recursos.

O espetáculo começou a ser desenhado há dez anos, com concepção de  Ítalo Rossi, grande parceiro de trabalho de Ester Jablonski. Foi ele seu primeiro diretor. Após seu falecimento, a atriz resolveu reformular a peça, antes chamada de “Encontro com Clarice”, e levá-la adiante. Convidou o diretor Fernando Philbert, que batizou o novo espetáculo de “Silêncios Claros”.

Jablonski já foi dirigida por grandes atores brasileiros, como José Wilker, Ítalo Rossi e Gilberto Gawronsky. Nos seus 28 anos de carreira, já atuou ao lado de Cássia Kiss, Lilia Cabral, Pedro Paulo Rangel, Miguel Falabella, Zezé Polessa, Ari Fontoura e muitos outros talentosos profissionais do teatro, cinema e TV. Além dos palcos, ela também é jornalista e apresenta o programa “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, desde 1990.

Serviço

Monólogo “Silêncios claros”
Data: 7/11/2013 - 10h e 14h
Sesc Três Rios: Rua Nelson Viana, 327 - Centro
Grátis
Classificação etária: 14 anos