Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Cidade PCD - Sesc e Senac levam atividades interativas e palestras para a Cidade PCD no Centro de Convenções SulAmerica

Circuito de orientação, onde o público poderá vivenciar a experiência dos cegos, está entre os destaques da programação do estande, que conta ainda com oficinas e apresentação de projetos realizados por pessoas com dificuldades.


publicado em 05-12-18

imprimir

A segunda edição da Cidade PcD, o maior evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para a Pessoa com Deficiência (PcD), vem com uma semana de atrações (de 3 a 9 de dezembro).  Entre os dias 7 e 9/12 o Centro de Convenções SulAmérica vai reunir novidades em tecnologia assistiva, palestras com especialistas, terapias, esportes adaptados e um balcão de empregos com mais de mil vagas direcionadas à PcD e muito mais. A realização do evento é da revista Universo PCD com patrocínio do Sesc RJ e Senac RJ.

A semana de comemorações começou no dia 3/12, às 18h30, aos pés do Cristo Redentor, com a cerimônia de abertura oficial que contou com entrega de medalhas a pessoas comprometidas com causas das pessoas com deficiência. Já no dia 7/12, a partir das 10h, o destino será o Centro de Convenções SulAmérica que, até o dia 9/12, será o ponto de encontro para quem busca tudo sobre o assunto. Com acesso gratuito, a feira vai reunir as melhores empresas fornecedoras de produtos e serviços com atividades e novidades em tecnologia assistiva.

Flash Mob com cadeirantes no Largo da Carioca, praia acessível em Copacabana e na Barra da Tijuca, além de apresentações de dança de salão e muito samba nas estações do Metrô Rio dão o tom do que vem por aí na Cidade PcD, que desta vez terá prédios e monumentos históricos, como Cristo Redentor, iluminados de azul em homenagem à pessoa com deficiência.

Profissionais da saúde, educação, tecnologia e jurídico, entre outros setores, prestam as mais diversas orientações, como a retirada de documentos e passe especial, oferecendo oficinas como as de dança de salão e pintura com a boca. Carros adaptados estarão disponíveis para testes, com consultores do Detran-RJ, da Subpd e especialistas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) esclarecendo dúvidas e explicando detalhes sobre a isenção de impostos para a compra de veículos e retirada da Carteira de Habilitação especial.

“Além de atender as necessidades específicas das pessoas com deficiência, já que são direitos garantidos por lei, o evento visa pensar num mundo mais inclusivo e acessível, como interesse de todos. Pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo, se beneficiariam se nossa cidade fosse mais acessível, como gestantes, pessoas com criança de colo ou carrinho de bebê e idosos", diz Denis Deli, um dos coordenadores do evento, que em 2017 recebeu 11 mil pessoas. "Este ano a expectativa é de 15 mil visitantes", afirma.

Segundo dados do último Censo do IBGE, de 2010, cerca de 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, o equivalente a 45 milhões de pessoas. Somente no Estado do Rio são 4 milhões entre os quase 17 milhões de habitantes. Os motores que movimentam este setor fazem circular por ano R$ 700 milhões nos municípios fluminenses, com o estado sendo o segundo maior mercado do segmento no país.

A feira vai contar com uma estrutura de acesso guiado pelas ruas no entorno do Centro de Convenções SulAmérica e no interior, banheiros adaptados e ambiente climatizado foram cuidadosamente preparados para o maior conforto de todos, além de ampla praça de alimentação.

SERVIÇO

Evento: Sesc e Senac apresentam Cidade PCD.

Data: Dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2018, das 10h às 19h.

Local: Centro de Convenções SulAmérica - Avenida Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Programação:

07, 08 e 09/12
Espaço Brincante

Desenvolvimento de oficinas e intervenções para elaboração de material estruturado, experimentação de jogos e brinquedos adaptados, expressão e modelagem livre. 
Horário: 10h às 18h

07/12

Campanha: Balões da Liberdade e Histórias que Ninguém vê
Campanha de sensibilização do público para os desafios e cotidiano das pessoas cegas. Participação do grupo de cegos do Sesc São Gonçalo, apresentando os trabalhos realizados (esculturas de balões e fotografias 3D).
Horário: 10h às 13h

Palestra Senac: Empregabilidade PCD: Diversidade, inclusão e engajamento organizacional.
Horário: 15h30

Oficina: Jogo das Vogais em Braile
Apresentação de um tabuleiro de vogais interativo desenvolvido por crianças do Colégio Magno (São Paulo)
Horário: 13h às 18h

Palestra: Empreendedor Eficiente
Horário: 16h

Palestra: Dispensação de cadeiras de rodas motorizada
Jaqueline Brandão Pinheiro - Associação Fluminense de Reabilitação (AFR)
Horário: 16h30

Palestra: A atividade turística e a experiência da  inclusão de PNEs

Professor Carlos Alberto Lidizia Soares
Horário: 17h

08/12

Circuito de Mobilidade
10h às 18h 

Palestra Projetos Inclusivos no Sesc: Uma nova possibilidade

Thais Magno de Matos 
Mestranda em Bens Culturais e Projetos Sociais na interface de Políticas Públicas e Projetos Sociais inclusivos para Pessoas com deficiência em Instituições Sociais e Culturais. Museóloga e Especialista em Ensino da Arte. Atua há 4 anos no Sesc São Gonçalo como analista de projetos sociais com foco em fortalecimento de identidade e empoderamento a partir da arte-educação. 
Horário: 10h

Bate-Papo em Libras
Horário: 14h às 18h

09/12

Circuito de Mobilidade
10h às 18h 

Palestra Senac:  O mercado de Massoterapia para a pessoa com deficiência visual
Horário: 10h

Palestra: Falando sobre as crianças da Síndrome congênita do vírus da ZIKA e de todo atendimento e dispensação de equipamentos que receberam
Angélica Mariño - Fisioterapeuta do Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark
Horário: 15h30

Palestra Senac: Expressão facial e corporal e sua relação com libras
Horário: 16h30

 

09/dez - 16h30 às 16h55     

Expressão facial e corporal e sua relação com libras - Profissional convidado pelo Senac RJ