Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Teatro Sesc Ginástico

Notícias

Sesc Ginástico comemora o aniversário de Jorge Amado com curta temporada de “Na Casa Do Rio Vermelho”

“Na Casa do Rio Vermelho - o amor de Zélia e Jorge”, peça com texto e direção de Renato Santos e interpretação de Luciana Borghi e Pedro Miranda, fará três apresentações no Sesc Ginástico em comemoração ao aniversário de Jorge Amado (dia 10) nos dias 09, 10 e 11 de agosto.


publicado em 06-08-19

imprimir

“Na Casa do Rio Vermelho - o amor de Zélia e Jorge”, peça com texto e direção de Renato Santos e interpretação de Luciana Borghi e Pedro Miranda, fará três apresentações no Sesc Ginástico em comemoração ao aniversário de Jorge Amado (dia 10) nos dias 09, 10 e 11 de agosto.

A peça estreou em Salvador, no dia do aniversário de Zélia Gattai (2 de julho), em ocasião do centenário da autora e fotógrafa no atual memorial Casa do Rio Vermelho, onde o casal de escritores viveu cerca de 40 anos. Fez apresentações em São Paulo e agora chega ao Rio de Janeiro.

“Na Casa do Rio Vermelho - o amor de Zélia e Jorge” é uma composição de fatos relatados por seus amigos e familiares, trechos de obras e entrevistas, além de uma intensa pesquisa sobre a vida e obra de Zélia. Tudo acontece num simples momento em que Zélia vai se despedir sozinha da casa do Rio Vermelho e acaba por se transformar em personagem de sua própria história. 

Luciana Borghi e Pedro Miranda, amigos de muitos anos se reencontram no palco do teatro para contar através da memória musical de Zélia, a história do casal de escritores. A parceria de Luciana e Pedro vem dos espetáculos do grupo cordão do Boitatá, hoje célebre bloco do carnaval carioca. Durante anos representaram o espetáculo o “Auto do boi cascudo”, como Mateus e Catirina, personagens ícones da cultura popular brasileira. 

Pedro Miranda, também diretor musical do espetáculo, entra em cena como Dorival Caymmi, Jackson do Pandeiro, Vinicius de Moraes, entre outros artistas amigos do casal.

Renato Santos optou por uma forma naturalista na encenação, um cenário intimista que conduz o espectador à sala ou à varanda da casa na Bahia, permeado pelo desenho emocional da memória de Zélia, formada também por músicas ao vivo. Zélia Gattai é considerada uma das melhores escritoras memorialistas do país, que influenciou várias gerações de mulheres brasileiras.

Serviço:

“NA CASA DO RIO VERMELHO”- O amor de Zélia e Jorge
Sesc Ginástico
Endereço: Av. Graça Aranha 187, Centro   Telefone: (21) 4020-2101 
Dias: 09, 10 e 11 de agosto - Sexta e sábado, 19h, domingos, às 18h
Duração - 70 minutos 
Classificação etária - 12 anos
Lotação - 513 pessoas