Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Com salas de musculação, Sesc RJ quer tornar suas unidades grandes academias

Além de ginástica, hidroginástica, pilates, circuito funcional, yoga, ritmos e balé, modalidades já oferecidas, instituição passará a ter musculação a preços populares


publicado em 07-02-18

imprimir

Apesar de comumente ser associada à estética, modalidade oferece diversos benefícios para a saúde

Dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2016 apontam um dado alarmante: mais da metade da população brasileira é sedentária, ou seja, pratica menos de 150 minutos semanais de atividade física. Para tentar reverter esse quadro – e também evitar as suas consequências negativas, como diversas doenças –, o Sesc RJ está ampliando a oferta de atividades de bem-estar e condicionamento físico oferecidas à população. Além de ginástica, hidroginástica, pilates, circuito funcional, yoga, ritmos e balé, modalidades já oferecidas, a instituição instalará salas de musculação em suas unidades no estado, tornando-as grande academias.

As primeiras salas a serem inauguradas, em março, são as das unidades de Madureira, Niterói e Campos, no norte do Estado. Ao longo de 2018 e 2019, outras unidades serão contempladas. Além dos preços populares – R$ 40 reais para associados e R$ 80 para a população em geral -, entre os diferenciais estão o atendimento personalizado e os equipamentos de ponta. A infraestrutura das salas também permitirá a realização de ações de gamification, que são atividades físicas baseadas em desafios lúdicos que ajudam no engajamento e na motivação.    

“A abertura de salas de musculação nas unidades do Sesc é uma resposta da instituição aos altos índices de sedentarismo na sociedade brasileira. Com a oferta de mais essa modalidade, queremos estimular a adoção de hábitos saudáveis e, consequentemente, contribuir com o combate de males de saúde relacionados à falta de atividade física. A musculação, com seus inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente, ajudará a levar mais qualidade de vida para os comerciários e usuários do Sesc RJ”, afirma a diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho.       

Está prevista a abertura de 600 vagas para as três unidades, que funcionarão inicialmente das 7h às 12h e das 17h às 21h, exceto Niterói (das 7h às 20h). Mas a oferta de vagas e os horários deverão ser ampliados conforme aumente a demanda. As inscrições devem abrir após o Carnaval, exclusivamente para associados Sesc RJ, e depois para a população em geral. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente nas unidades do Sesc RJ.

PRIMEIRAS UNIDADES DO SESC RJ A GANHAREM SALAS DE MUSCULAÇÃO
Sesc Madureira: R. Ewbank da Câmara, 90
Telefone: (21) 3350-8055

Sesc Niterói: R. Padre Anchieta, 56 - São Domingos
Telefone: (21) 2719-9119

Sesc Campos: Av. Alberto Torres, 397 – Centro
Telefone: (22) 2725-1209

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO
Popularmente, associa-se a musculação com a melhoria estética, mas essa é apenas uma das consequências dos diversos benefícios que esta atividade traz para saúde. A musculação promove melhorias nos aspectos corporais, como força muscular e da estrutura óssea, melhor postura, maior independência nas atividades do dia-a-dia e também promove melhorias nos aspectos fisiológicos como o bom funcionamento do sistema respiratório, circulatório, do metabolismo  e ainda melhora o desempenho de atletas. Por fim, a musculação ainda traz efeitos psicológicos positivos, já que alivia o estresse, proporciona socialização e aumenta a autoestima.