Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Pensamento Sci-Fi: O universo, o homem e a máquina

Ciclo de Encontros promove bate-papo com os filósofos Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira


publicado em 07-08-17

imprimir

O que tanto fascina o homem em seus encontros com o desconhecido? É a tecnologia um aspecto indissociável da natureza humana? Questões caras à filosofia aparecem nos clássicos do cinema sci-fi, dissolvidas em imagens sonoras e visuais que quebram as barreiras do espaço e do tempo e explicitam a incerta posição do homem no universo. Filmes como "O planeta proibido", que questionam a própria forma de vida que conhecemos, talhada no organismo, abrem novas possibilidades para se pensar a existência dos seres e das coisas. Neste encontro, você vai descobrir o que faz a ficção científica ser uma potência para o pensamento. (Confira aqui toda a programação do Panorama Sesc)

As palestras serão realizadas após a exibição do filme O planeta proibido.

UNIDADE ENGENHO DE DENTRO  
Data: 12/08
Horário do filme: 15h 
Horário do encontro: 16h40

UNIDADE SÃO JOÃO DE MERITI 
Data: 24/08 
Horário do filme: 14h  
Horário do encontro: 15h40

UNIDADE TIJUCA
Data: 29/08 
Horário do filme: 19h  
Horário do encontro: 20h40

UNIDADE RAMOS  
Data: 30/08 
Horário do filme: 15h30 
Horário do encontro: 17h10

UNIDADE NOVA IGUAÇU  
Data: 31/08 
Horário do filme: 18h30  
Horário do encontro: 20h10

Sobre Ana Beatriz Antunes Gomes - Doutora em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na área de Estética e Filosofia da Arte, Ana é cofundadora do projeto Filosofia & Arte, e realiza espetáculos artístico-filosóficos em teatros e casas de jazz, além de ministrar cursos livres no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Museu da República e nos principais cinemas do circuito de arte do país, ocupando espaços de cultura para além do ambiente acadêmico. Em 2017, ministrou o curso "A Tela que Pensa: Filosofia, Cinema e Ficção Científica" no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Sobre Luame Cerqueira: Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Luame é cofundador do projeto Filosofia & Arte e realiza espetáculos artístico-filosóficos em teatros e casas de jazz e ministra cursos livres no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Museu da República e nos principais cinemas do circuito de arte do país, ocupando espaços de cultura para além do ambiente acadêmico. Em 2017, ministrou o curso "A Tela que Pensa: Filosofia, Cinema e Ficção Científica" no Rio de Janeiro e em São Paulo.