Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Tijuca

Notícias

"I Seminário Educação Em Foco" debate o ensino da língua estrangeira no Brasil

Inscrições abertas! O evento será realizado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Sesc Tijuca com participação de estudantes, pesquisadores, profissionais que trabalham com língua estrangeira.


publicado em 12-11-18

imprimir

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, estudantes, pesquisadores e profissionais que trabalham com língua estrangeira se encontrarão no Sesc Tijuca, com o objetivo de estabelecer a reflexão sobre temas de grande impacto na vida de profissionais da área. O tema do encontro será "Os desafios do Ensino de Língua Estrangeira no Brasil" e as discussões vão desde os desafios de quem trabalha com tradução até quem trabalha com políticas públicas. Clique aqui para se inscrever!

Existem vários fatores que dificultam o trabalho do professor no ensino de Língua Estrangeira no Brasil. Nas escolas, as turmas são grandes, a carga horária é reduzida, há descontinuidade nos conteúdos e alunos desmotivados. Tais dificuldades são reconhecidas pelos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que reconhecem a importância do aprendizado de um outro idioma. Por isso é importante que instituições como o Sesc somem nessas discussões, a fim de melhorar a qualidade de ensino e a formação dos profissionais.

Na quinta-feira (29/11), serão discutidos os Desafios no Ensino de Língua Estrangeira Nas Escolas. Um dos fatores analisados será o material didático, uma ferramenta essencial para determinar os conteúdos tratados em sala de aula.  O perfil de material didático aprovado pelo MEC reúne textos representativos das comunidades falantes da língua estrangeira, com temas oriundos de diferentes esferas e suportes propõem atividades comprometidas com uma efetiva interação texto-leitor e com o desenvolvimento da reflexão crítica.

No segundo dia (30/11), serão avaliados os Desafios da Tradução no Brasil. Com o aumento de empresas internacionais se instalando em território brasileiro, há aumento pela procura de profissionais para fazer trabalhos de tradução, versão e interpretação. As traduções do mercado corporativo, a indústria cinematográfica, as interpretações simultâneas, a interpretação consecutiva e a tradução juramentada são algumas das áreas que requerem profissionais habilitados e atualizados com bons conhecimentos da língua materna e da língua estrangeira para o exercício da função. Então, a proposta será conhecer um pouco da área de tradução e os métodos e ferramentas para realizar esta atividade.

No terceiro dia (01/12), a discussão será em torno das Políticas Públicas e Seus Desafios, uma vez que o Brasil avançou muito no que se refere às políticas públicas para a educação. Uma das funções do ensino da língua estrangeira nas escolas, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é o ensino vinculado a perspectiva sóciointeracionista com o objetivo de fazer com que os estudem participem ativamente do aprendizado a partir de seus conhecimentos prévios. Entretanto, este conceito está em desencontro com a utilização de material didático que norteia suas aulas no ensino de gramática da língua inglesa e a política de incentivo à licenciatura versus a redução de ofertas de ensino de espanhol. Mediante a tais questões, é preciso considerar as tendências da Política Pública que favorecem ou desfavorecem o ensino de língua estrangeira e propôr soluções.

Serviço:

I Seminário Educação em Foco - Os Desafios da Língua Estrangeira no Brasil

29/11 a 01/12

09h às 17h

Sesc Tijuca