Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Ocupação “Palavra Amassada Entre Os Dentes” homenageia Marcelino Freire

Evento apresenta espetáculos teatrais, oficina literária e um sarau de poesias no Sesc Copacaba


publicado em 08-05-17

imprimir

Marcelino Freire, escritor pernambucano radicado em São Paulo, terá seus textos montados em três espetáculos reunidos em uma ocupação no Sesc Copacabana. Apesar de já ter incursões pelo cenário carioca, onde seus livros foram lançados, e participar de eventos literários, é o projeto mais significativo de abordagem da obra de Marcelino no Rio, um dos maiores expoentes da escrita brasileira na contemporaneidade, que tem seus livros lançados em toda a América Latina e na Europa e atrai atenção de diversos grupos pelo Brasil. Marcelino escuta a rua, e é dela que vem sua obra repleta de personagens marginais, reconhecíveis e através de uma voz crítica, contundente e importante para os dias de hoje.

Diante disso, e por conta dos diversos projetos baseados na obra de Marcelino, o Sesc RJ decidiu realizar a ocupação “Palavra Amassada Entre Os Dentes” em homenagem ao autor. O evento acontecerá de 09 de maio a 04 de junho, no Sesc Copacabana, e receberá neste período três espetáculos: “Um Sol de Muito Tempo”, com Wilson Belém e direção de Cadú Cinelli, “Balé Ralé”, com o Teatro de Extremos e direção de Fabiano de Freitas, e “Contos Negreiros do Brasil”, de Aline Borges, Fernando Philbert, Milton Filho e Rodrigo França; uma oficina literária com o próprio Marcelino; um sarau de poesias com a participação do autor e dos poetas convidados Chacal e Mano Melo; e ainda disponibilizará um acervo com uma seleção de livros do escritor, no Espaço de Leitura do SESC.

Marcelino Freire (50 anos), nasceu em Sertânia, PE, mas vive em São Paulo desde 1991. Escreveu, entre outros títulos, “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial, Contos, 2000) e “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti. Em 2013 lançou, pela Record, o romance “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis), também publicado na Argentina, França e Portugal. É o criador e curador da Balada Literária, evento que reúne, anualmente, desde 2006, uma centena de escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. Para saber mais sobre autor e obra, acesse: www.marcelinofreire.wordpress.com

Clique abaixo e confira a programação.