Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Roda Cultural em Petrópolis

Unidades de Nogueira e Quitandinha têm programação gratuita de artes visuais, cinema, teatro, música e muito mais


publicado em 10-03-17

imprimir

O Sesc RJ brinda os moradores de Petrópolis neste sábado e domingo (11 e 12/3), nas unidades de Nogueira e Quitandinha, com uma programação variada e gratuita para todas as idades e gostos. A “Roda Cultural” de março  acontece a partir das 10h, com classificação livre.

A primeira atividade do dia nas duas unidades do Sesc RJ é uma narração de histórias: “O segredo das estrelas” abre o dia, com Jaqueline Roversi e Clara Santhana apresentando  um conjunto de três contos de origem africana e indígena, que falam sobre a criação das estrelas, o poder da palavra e a importância de se ouvir os mais experientes. A contação se repete na parte da tarde (15h), mas com uma história diferente: “BaúGunçado”, atividade em que as crianças também participam das histórias, traz Juliana Ibraim com um baú que se transforma num teatro de bonecos, de onde saem todas as histórias e personagens.

Às 11h, a hora é de teatro: “Forró miudinho” conta a história do protagonista Júnior, narrando a viagem do menino morador do subúrbio carioca, em companhia de sua tia Jurema à cidade de Juazeirinho (PB), terra natal da Tia do menino, para visitar Dona Sebastiana (mãe dela, avó dele). Já pelo caminho, o menino vai conhecendo as riquezas do Nordeste e percebendo que há um universo inteiro a se conhecer além do seu quintal no subúrbio do Rio. O menino traz da Paraíba muitas lembranças e ensinamentos em sua “bagagem”. 

O artista plástico Roberto Tavares de Freitas comanda a oficina de gravura alternativa, que vai criar um espaço de vivência artística, produzindo imagens com a técnica de gravura. A atividade que começa às 14h apresenta os procedimentos e técnicas alternativas, conhecendo as ferramentas e os suportes de fácil aquisição e manejo.

Já as sessões de cinema começam com uma exibição às 13h no Sesc Quitandinha e no Sesc Nogueira. Entra em cartaz “O menino e o mundo”, de Alê Abreu. Na história, sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. O segundo filme, “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, ocupa a tela às 15h em Nogueira e às 15h30 no Sesc Quitandinha. Neste filme, Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe.

A música este mês fica por conta de Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, em horários diferentes nas duas unidades: às 17h no Sesc Nogueira e às 12h30 no Sesc Quitandinha. O show é formado por nove músicos que atuam também como interpretes. O trabalho é construído com o repertório autoral de Moacyr e compositores fundamentais na história do samba Brasileiro.

Além dessas atrações, ao longo do dia cada unidade vai ter um espaço de leitura com livros e cantinhos especiais para quem quiser de aventurar pelas histórias no papel.

Serviço

Roda  Cultural
11 e 12 de março de 2017, das 10h às 18h.
11/3/2017 (Sábado) - Sesc Nogueira: Estrada do Calembe, s/n, Nogueira. Tel.: (24) 2245-2020
12/3/2017 (Domingo) - Sesc Quitandinha: Av. Joaquim Rolla, 2, Quitandinha. Tel.: (24) 2243-8327
Grátis
Classificação: livre