Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Copacabana

Notícias

“Os Camaleões” Pedro Bial, Claufe Rodrigues e Luiz Petry se apresentam no Sesc Copacabana no dia 12/7

Trio de jornalistas relembra os espetáculos poéticos que foram fenômeno de público nos anos 80


publicado em 10-07-18

imprimir

Fenômeno da cena literária carioca e brasileira nos anos 80, o grupo Os Camaleões, formado pelos jornalistas Claufe Rodrigues, Luiz Petry e Pedro Bial, volta a se reunir nesta quinta-feira (12/7). O trio apresenta no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, às 20h30, o espetáculo poético “A poesia está muito acima – Tributo aos Camaleões”, com entrada franca.

Mais de 30 anos após o fim do grupo, os três poetas – que também são jornalistas de prestígio – apresentarão novos poemas, prometendo mostrar “que um camaleão nunca para no tempo”. O espetáculo também resgata a poesia feita nos anos 80, considerada de transição, mesclando a oralidade típica da poesia marginal com a melhor tradição da poesia universal produzida por nomes como Whitman, Maiakóvski, Jorge de Lima, Drummond, Bandeira, Pessoa, entre outros.

Em cerca de 2 horas, o evento mesclará poesia e música, com pequenas entrevistas sobre os recitais e a história dos Camaleões, utilizando projeção de imagens de arquivo da década de 80 em telão. Criado em 1984, ano da Campanha Diretas Já –, Os Camaleões deram voz a uma geração censurada pela ditadura militar, e que ansiava por uma nova dicção poética, esgotada na década anterior pelo movimento de poesia marginal, ou Geração Mimeógrafo.

POESIA ATRAINDO MULTIDÕES - Com uma linguagem pop e performances arrebatadoras, Claufe, Petry e Bial atraiam multidões onde quer que se apresentassem: bares, casas noturnas, bibliotecas e centros culturais. O sucesso do grupo foi tanto que chegou a abrir shows de rock, para bandas como Biquíni Cavadão e Ultraje A Rigor. Em 1985, Os Camaleões participaram do Festival dos Festivais da Rede Globo, em apresentações no Maracanãzinho (12 mil expectadores), transmitidas ao vivo para 70 milhões de pessoas.

No espetáculo no Sesc Copacabana, o trio não estará sozinho. Recebe como convidados Mônica Montone (escritora e cantora), Mano Melo (poeta), Alexandra Maia (poeta), Paulo Sabino (poeta e apresentador de saraus), Antonio Carlos Secchin (poeta e crítico literário), Décio Daniel (percussão) e Kiko Chaves (violão e guitarra).

SERVIÇO
Os Camaleões – Com Claufe Rodrigues, Luiz Petry, Pedro Bial e convidados
Sesc Copacabana: R. Domingos Ferreira, 160 - Copacabana, Rio de Janeiro
Dia 12/7 (quinta-feira) – 20h30
Entrada franca
Classificação: Livre