Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Sesc RJ participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com programação especial em Nova Iguaçu

Atividades serão inspiradas no tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”. Haverá programação em 10 unidades do Sesc RJ por todo o Estado.


publicado em 10-10-18

imprimir
Levar a ciência para o grande público, incentivar jovens para o fazer científico e tecnológico e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país são objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 15 a 21 de outubro de 2018.  O Sesc RJ participará com uma programação diversificada, desenvolvida a partir do tema anual  “Ciência para a Redução das Desigualdades”, com atividades em 10 Unidades, com destaque para o Sesc Nova Iguaçu em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu.
 
O evento é nacional, criado em 2004 pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a inovação e destacando a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do Brasil.
 
A intervenção Ciência ou Mágica realizará atividades que levarão em conta as necessidades reais dos estudantes, respeitando suas identidades linguísticas, étnicas e culturais para superar as desigualdades existentes no nosso país.
 
 
Exposição "Nossos Cientistas"
 
Data: 15 a 21/10
Horário: 9h às 17h
Local:  Sala de Ciências
Classificação indicativa: livre
 
Exposição sobre a vida dos cientistas brasileiros que contribuíram para sociedade com pesquisas que combinavam ciências e humanidades. Passaremos pela trajetória deles e abordaremos suas reflexões intelectuais sobre ciência e cultura. Uma mostra pensada especialmente para a SNCT 2018, enfatizando o quanto a nossa história científica é rica.
 
Palestra Produção de Mídias Digitais Com Objetos de Baixo Custo
 
Data: 19/10
Horário: 9h às 17h
Local:  Sala 1
Classificação indicativa: livre
 
Apresentação de equipamentos produzidos com baixo custo, que servem de suporte para produções midiáticas em diversas esferas e possibilidades, contribuindo com a optimização do trabalho maker em diferentes cenários.
 
Roda de Conversa Empreendedorismo Virtual
 
Data: 15/10
Horário: 10h às 13h
Local:  Sala 1
Classificação indicativa: livre
Apresentar aos participantes ferramentas e formas para iniciar a prática de empreender através da internet.
 
Oficina Construindo Saberes em Tecnologias
 
Data: 30/10
Horário: 18h às 21h.
Local:  Sala 1
Classificação indicativa: livre
Oficina Inclusão Digital para maiores de 18 anos que ainda não desempenham todas as funcionalidades ao utilizar um computador.
 
Oficina Marketing Digital para Artesãos
 
Data: 30/10
Horário: 10h às 17h.
Local:  Sala 1
Classificação indicativa: livre
Oficina ofertada para público externo e para o projeto afroempreendores atendidos pela unidade de Madureira. Apresentação de conteúdos com aplicabilidades práticas e experimentações.
 
Palestra "Tecnologias Sociais: Inter-relação entre Mídia, Direito e Favela"
 
Data: 18/10
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Local:  Sala 1
Classificação indicativa: livre
Palestra com profissional especializado em temas e experiências interligadas entre mídia, direito e favela. Apresentação de conteúdo, com espaço para intervenção e demonstrações de técnicas e procedimentos.
 
 
Oficina fósseis de folhas: registros atemporais
 
Data: 15 e 28/10
Horário: 14h às 16h.
Local:  Sala 6 - galeria
Classificação indicativa: livre
A oficina busca aguçar a curiosidade dos participantes pelo conhecimento científico de maneira lúdica e interativa, com intuito de introduzir, brevemente, conhecimentos das ciências naturais sobre fósseis por meio da paleontologia, tais como as descobertas a respeito da evolução dos seres humanos e como estas puderam e podem auxiliá-los na reconstituição de fatos que permitem compreender, de maneira mais ampla, a vida no planeta terra e a história da humanidade.
 
Exposição Games Interativos
Data: 20 e 27/10
Horário: 9h às 13h.
Local:  Sala 2 e locais externos, a definir.
Classificação indicativa: livre
A exposição exibirá consoles e interativos de jogos digitais. Programação com vistas ao desenvolvimento de habilidades, competências e sociabilidades, experimentar como forma de aprender e solucionar problemas, improvisar, avaliar o ambiente, acompanhar o fluxo das histórias, entre outras.
 
Oficina de tecnologia Assistiva
 
Data: 17 e 19/10
Horário: 13h às 16h
Local:  Quiosque da Unidade
Classificação indicativa: livre
A oficina de tecnologia assistiva aborda as diversas adaptações que podem ser feitas com materiais simples para facilitar a aprendizagem de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 
 
Oficina Colecionando Memórias
 
Data: 17, 24 e 31/10
Horário: 14h às 17h
Local:  Unidade
Classificação indicativa: livre
Oficina onde o público terá a oportunidade de criar um álbum de fotografia digital, aprendendo a fazer edição e montagem de suas fotografias através de softwares livres, favorecendo a troca de ideias e a preservação da memória cognitiva, coletiva e social.
 
Exposição Expressões sobre a redução das desigualdades
 
Data: 15 a 31/10
Horário: 9h às 18h
Local:  Espaço de Arte C&T da Unidade São João de Meriti
Classificação indicativa: livre
A exposição é composta pelos materiais resultantes da oficina de fotografia digital, realizada entre os meses de agosto e setembro no espaço de ArteC&T da Unidade. As fotos expostas apresentam um panorama sobre a erradicação da pobreza em todas suas dimensões, e também sobre a redução das desigualdades socioeconômicas e combate às discriminações de todos os tipos.
 
Oficina Produção Criativa Fotografia Digital
 
Data: 18, 23, 25 e 30/10
Horário: 18h às 21h.
Local:  Espaço de ArteC&T na Unidade
Classificação indicativa: livre
 
A atividade irá apresentar conceitos e técnicas fotográficas com aulas expositivas e exercícios práticos abordando a linguagem fotográfica e as técnicas básicas de tratamento. As atividades permitem que o conhecimento científico e tecnológico seja usado para combater as desigualdades sociais e resolver problemas do dia a dia, como aqueles de empregabilidade, energia, alimentação, água, educação e moradia. É uma forma de aproximar a ciência da sociedade. Oficina de iniciação fotográfica voltada para quem busca o conhecimento sobre a arte de fotografar, usando programas digitais, a fim de estimular o desenvolvimento de uma linguagem artística através de experimentações práticas.
 
ArteC&T - Oficina Produção Criativa: Empreendedorismo social na era digital
 
Data: 23 e 25, de 8h às 11h | 24 e 26/10, de 13h às 16h
Horário:
Local:  Área livre.
Classificação indicativa: livre
A oficina apresenta os caminhos necessários para montagem de Portfólio (release, site, blog e redes sociais); formalização (CNPJ), participação em editais; aborda meios para organização financeira; mapa de sucesso e de negócios; formas de interação com o público-alvo. Nosso principal objetivo é proporcionar ao público do entorno do Sesc São João de Meriti o conhecimento de novas ferramentas educacionais relacionadas às mídias digitais, demonstrando a capacidade de criatividade com uma dinâmica divertida e inovadora.
 
Por Gentileza 
Data: 16, 17 e 18/10
Horário: 11h e 14h
Local:  Laboratório Nacional de Computação Científica (Av. Getúlio Vargas, 333 – Quitandinha, Petrópolis - RJ, 25651-075. (Parceria)
Classificação indicativa: livre
Uma trupe divide-se em múltiplos personagens e com a ajuda de mímica e bonecos contam, cantam, e encantam com várias participações diretas do público. Os atores representam a história persa de um reino sem gentileza. Ao assistir com tristeza o caos que se tornou a vida de seus súditos, impregnados de descortesia e arrogância, o sábio Rei resolve dar uma festa e convida todos os cidadãos. Após muita dança e música, o Rei manda que tragam uma panela com sopa. Porém, não há pratos nem talheres, apenas grandes colheres com compridos cabos de bronze, cujo calor e comprimento impedem que cada um se sirva. Tentados pela apetitosa iguaria, os súditos descobrem então uma inusitada maneira de tomar a sopa! A dificuldade com o calor do bronze acaba por ensinar que com solidariedade todos podem se alimentar.
 
 
Ciência e Conhecimento Quitandinha Visita Mediada
 
Data e horário: Terça a domingo, mediante agendamento e consulta de valores.       
Local: Sesc Quitandinha
Visita mediada no Palácio Quitandinha, com atenção ao contexto histórico e sociocultural da região.
 
Show Ciência ou Mágica?
Data: 23 a 26/10
Horário: 10h e 14h
Classificação indicativa: livre
A ideia é motivar os alunos a descobrirem o prazer de aprender, usando a diversão como ferramenta de aprendizado. Em uma sequência de truques de “Mágica” utilizamos conteúdos de matemática, química e física, despertando no aluno a imaginação e a curiosidade, incentivando-os buscar conhecimento. Há habilidades envolvendo processos cognitivos mais sofisticados como investigar, analisar e criar, em contraposição a outros mais passivos, como lembrar e identificar. Isso favorece o protagonismo do aluno dentro e fora de sala de aula.
 
Realidade Virtual
 
Data: 20, 21, 26 e 27/10
Horário: 11h às 17h.
Classificação indicativa: livre
Os óculos de realidade virtual são a nova mania mundial para uso com os smartphones. Com visualização em 3D o espectador entra numa viagem pela realidade virtual com muita adrenalina e emoção. Nesta atividade buscamos trazer a experimentação do uso dos óculos, apresentando tal tecnologia e uma reflexão sobre suas possibilidades como ferramenta educativa.
 
 
Instalação Itinerante Conexões entre o tudo (e o nada)
 
Data: 18 a 26/10
Horário: 9h às 17h
Local:  Exposição SNCT (Três Rios) e Escola (SEEDUC)
Classificação indicativa: livre
Instalação interativa site specific, que relaciona arte e tecnologia a partir da integração de diversos dispositivos inventivos analógicos e digitais, com 5 diferentes módulos para interação direta com público. Os dispositivos conectam a instalação aos visitantes através de sensores, botões, cabos, interruptores, entre outras interfaces que geram estímulos luminosos, motrizes e sonoros. Conexões entre o tudo (e o nada).