Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Sesc + Infância: Inscrições abertas!

Projeto ressalta o brincar como ferramenta de desenvolvimento e é pautado nos direitos e potencialidades da criança


publicado em 11-01-17

imprimir

Atenção! Essa notícia foi publicada em 2017 e as informações abaixo podem ter mudado. Procure a unidade desejada e confira as novas regras.

O projeto Sesc + Infância, iniciativa do Sesc RJ está com inscrições abertas a partir de amanhã (12/1) até o dia 31/1 (terça-feira), com atividades que são divididas em duas frentes: para as crianças e para os adultos (pais e outros responsáveis, além de  estudantes da área de saúde e educação, entre outros). Trata-se de um programa de Educação Complementar que envolve pais, responsáveis e comunidade no desenvolvimento das crianças. A nova proposta de trabalhoé voltada para a faixa etária de 3 a 9 anos de idade, nas unidades Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Madureira. Entre os requisitos para a inscrição das crianças, as famílias precisam estar cadastradas do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que oferece atividades gratuitas para famílias com renda de até três salários mínimos nacionais (R$2.640). Para a participação nas atividades com os adultos, não há essa condição.

O Sesc + Infância reconhece a importância do brincar como condição primordial para o desenvolvimento humano e propõe a criação de espaços de referência nas unidades do Sesc.  Sempre que brinca, a criança representa e se apropria do mundo, constrói conhecimentos, interage, toma iniciativa, se antecipa, busca parcerias, inventa e se reinventa. Além disso, mobiliza saberes de diferentes naturezas, permite a convivência em grupo, a elaboração de estratégias, a invenção e experimentação de variados papéis e a expansão de ideias e valores. Diante disso, o projeto vai desenvolver atividades que estimulem a cooperação e a interação como ferramentas para a ampliação de potencialidades da criança, tanto individual como coletivamente. Entre elas, diversas brincadeiras com arte e música, estimulando a imaginação das crianças.

Neste primeiro ano, o Sesc + Infância oferece vagas para crianças de 3 anos em  Niterói e Nova Iguaçu. Já para a faixa etária de 6 a 9 anos, além do Sesc Niterói e do Sesc Nova Iguaçu, serão feitasinscrições para as unidades Madureira e São João de Meriti. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 200 vagas. Para a formação dos grupos de adultos, as inscrições estarão abertas ao longo de todo o ano, sendo primeiros encontros previstos para o início de março. É imprescindível a participação de pelo menos uma pessoa da família ou um responsável na atividade para que a criança seja mantida no projeto e os objetivos propostos possam ser alcançados – entre eles, integração entre a criança e os adultos ao seu redor. No grupo, serão realizadas reuniões, cursos, oficinas e palestras variadas, com foco no fortalecimento das relações entre os participantes.

Alguns temas que poderão ser abordados são: Criança, seus direitos e como garanti-los; Caminhos para comunicação não violenta; Desafios para uma Nutrição Saudável; Criança com deficiência, cuidados, direitos e qualidade de vida; Criança e consumo; Como Identificar e desenvolver habilidades e talentos; Criança e identidade de Gênero; Como identificar e como agir em situações de abusos e exploração infantil; e Interação família e escola: caminhos colaborativos para o desenvolvimento da criança.

Para obter mais informações sobre o projeto, ligue para uma das unidades que oferecerão o programa: Niterói (2622-7931), Nova Iguaçu (2797-3086), Madureira (3350-3532) e São João de Meriti (2755- 6544) ou acesse o site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br).

Inscrição e seleção

Para fazer a inscrição, o responsável deverá ir até a unidade de interesse com a documentação indicada, de terça a sexta, das 9h às 17h, e procurar as secretarias das escolas de Niterói e Nova Iguaçu e, em Madureira e São João de Meriti, a sala da Coordenação Técnica. Se a procura for maior que a disponibilidade de vagas, será feito um sorteio público para a seleção dos participantes.

Confira o regulamento: http://www.sescrio.org.br/geral/regulamento-sesc-infancia

Documentos necessários: Carteira do Sesc atualizada, Original e cópia de RG, Original e cópia CPF; Comprovante de residência e Certidão de nascimento.

Endereços das Unidades e telefones para informações

Sesc Madureira: Rua Ewbanck da Câmara, 90. Tel.: 3350-1983

Sesc Niterói: Rua Padre Anchieta, 56, Centro. Tel.: 2622-7931

Sesc Nova Iguaçu: Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Tel.: 2797-3086/3395

Sesc São João de Meriti: Av. Automóvel Clube, 66. Tel.: 2755-6544