Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Ghibli - Um vento que varresse a cabeça dos artistas

Ciclo de Encontros promove bate-papo com cineasta Jansen Raveira


publicado em 11-07-17

imprimir

O Ciclo de Encontros do mês de julho promove um bate-papo informal com o cineasta Jansen Raveira sobre animação e, principalmente, sobre o Studio Ghibli. Criado por Hayao Miyazaki e Isao Takahata em 1985, após o sucesso alcançado pelo filme Nausicaä do Vale do Vento (1984), o Studio Ghibli tornou-se um dos estúdios de animação mais importantes do mundo. Neste mês, o Sesc RJ exibe, além do filme que deu origem ao estúdio, outras cinco obras produzidas por ele e aclamadas por público e crítica. Veja aqui os filmes em cartaz.

No meio de um cenário no qual imperavam séries de TV, orçamentos e prazos apertados e temáticas repetitivas, Miyazaki e Takahata se juntam para soprar novos ventos no mercado japonês de animação. Estudando a postura autoral e artística do Studio Ghibli, o encontro aborda sua história em paralelo ao desenvolvimento da animação japonesa, dando um panorama sobre animação em geral e destacando o que torna esse estúdio tão especial. No encontro, serão abordados temas como o desenvolvimento do animê como gênero, a história da animação e o studio e seus autores.

Sobre Jansen Raveira - Cineasta especializado em animação, efeitos e pós-produção, Jansen Raveira é graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Ciências da Arte pela mesma instituição. Tem como principal objeto de estudo o Cinema de Animação, com um trabalho de pesquisa sobre a historia e a construção de linguagem nesta cinematografia, tendo como base o texto About Anime, de Hayao Miyazaki. Foi curador da mostra MOK - O Universo de Miyazaki-Otomo-Kon, que percorreu cidades brasileiras como Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo entre 2011 e 2015, aonde ministrou cursos e mediou debates com a participação de Janete Oliveira, Arnaldo Galvão, Daniel Pina, Rodrigo Fonseca entre outros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS

São João de Meriti
13/07
Horário do Filme: 14h
Horário do Encontro: 15h30

Engenho de Dentro
15/07
Horário do Filme: 15h
Horário do Encontro: 16h30

Tijuca
18/07
Horário do Filme: 19h 
Horário do Encontro: 20h30

Copacabana
19/07
Horário do Filme: 16h 
Horário do Encontro: 17h30

Ramos 
26/07
Horário do Filme: 15h30
Horário do Encontro: 17h