Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Tijuca

Notícias

Tradição no Norte e Nordeste, Cocos são tema da Mostra Sonora Brasil no Sesc Tijuca

Grupos de quatro estados que estão circulando pelo país se apresentam no Sesc da Zona Norte e participam de roda de conversa. Palestra ilustrada e documentário sobre o ritmo completam a programação.


publicado em 12-09-18

imprimir

RIO DE JANEIRO - Depois de percorrerem estados do Norte e Nordeste em 2017, quatro grupos de cocos – ritmo típico daquelas regiões – estão se apresentando nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste dentro da programação do Sonora Brasil, projeto do Departamento Nacional do Sesc que joga luz sobre a diversidade da música brasileira, sendo considerado o maior do país em circulação territorial.  E um dos palcos que os receberá é o do Sesc Tijuca, que abre as portas para a Mostra Sonora Brasil Sesc entre dias 18 e 21 de setembro. A entrada é franca. 

Sob o tema “Na pisada dos cocos”, a mostra terá apresentações do Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco do Iguape (CE) e Coco de Tebei (PE). Os artistas, que representam a tradição dessa manifestação, mostrarão as variantes do ritmo, nascido em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com canto, dança e música acompanhados por instrumentos de percussão, como bumbo, ganzá, pandeiro e caixa. Um exemplo da sua versão mais popular pode ser encontrado em canções do paraibano Jackson do Pandeiro (1919 – 1982).   

Roda de conversa, palestras e documentário - Mas além de assistir às apresentações, o público poderá conhecer mais sobre o ritmo ao longo da programação. Tem roda de conversa com os quatro grupos, palestra ilustrada com o poeta, músico e coquista Adiel Luna e a exibição do documentário “Caminhos do coco”. Dirigido por Joice Temple, o longa mostra cenas das celebrações de grupos em seis estados do nordeste brasileiro, além de depoimentos de seus mestres.  

Mostra Sonora Brasil
Sesc Tijuca: R. Barão de Mesquita, 539
De 18 a 21/9/2018
Entrada franca
Classificação Livre
Informações: (21) 3238-2139

PROGRAMAÇÃO

  • 18/9 (terça-feira)
    Roda de Conversa com participação dos 4 grupos - das 15h às 18h
    Coco do Iguape – 19h

 

  • 19/9 (quarta-feira)
    Coco de Zambê - 19h

 

  • 20/9 (quinta-feira)
    Adiel Luna – palestra ilustrada: “Da Pisada ao Verso” - 17h
    Coco de Tebei - 19h

 

  • 21/9 (Sexta-feira)
    Documentário "Caminhos do Coco", de Joice Temple – 17h
    Samba de Pareia da Mussuca - 19h