Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Copacabana

Notícias

Débora 70 carreira com exposição no Espaço Sesc

Com curadoria de Milton Guran - coordenador do FotoRio, a mostra é dividida em 6 temas


publicado em 14-03-14

imprimir

"Essa exposição é uma reunião de impressões pessoais em que uso as fotografias como palavras de um poema, ou como peças de um quebra-cabeça. Durante esses anos de trabalho naveguei por diversas técnicas, começando com fotogramas em P&B. Nesta mostra abro literalmente a caixa do meu portfólio e apresento nas pranchas minha visão pós-tudo”, explica Débora.

O nome da exposição, “Calma Slow”, surgiu de uma fotografia feita por Débora dessas palavras grafitadas em um muro no Arpoador. O tema reúne belas imagens cotidianas que passam despercebidas pelos olhares apressados. As outras temáticas são: “Cartas do Destino”, espécie de versão fotográfica de cartas do tarô; “Canudos em Memória”, documentação fotográfica do sertão nordestino que remete à memória dos canudenses do século XIX; “Negros Deuses”, que retrata a expressividade corporal do afro-brasileiro; “Pequenos Gestos”, que exibe com delicadeza e espontaneidade a população interiorana brasileira; e “Nas cores do Brasil”, sobre a cultura e a diversidade brasileira através das cores da bandeira.

O objetivo da exposição é convidar o público a uma reflexão sobre a correria moderna através da arte fotográfica. “Nada mais adequado nos tempos modernos do que um pedido para irmos um pouco mais devagar, com um pouco mais de calma. Essa é a proposta desta exposição: a contemplação”, afirma Débora.

Sobre a fotógrafa - Débora 70:
Débora 70 é pós-graduada em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais. Nos anos 90, participou dos primeiros movimentos de reconhecimento da fotografia como arte no Rio de Janeiro e fundou o Foto in Cena, que produziu mostras audiovisuais, e, recentemente, o programa Foto em Cena para o Canal Brasil. Sua obra pode ser encontrada, entre outras, nas coleções do Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu da República, Museu de Fotografia de Curitiba e Galeria Pierre Verger. Dentre as exposições realizadas destacam¬se Silêncio em memória – Sertões de Antônio Conselheiro, Canudos em Memória, Negros Deuses, Cartas do Destino, Pequenos Gestos e Nas Cores do Brasil.

Sobre o curador - Milton Guran:
Milton Guran é fotógrafo, curador em fotografia, doutor em Antropologia e realizador e coordenador-geral do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. Foi dos fundadores da AGIL Fotojornalismo. Ganhou o Prêmio VITAE e, por duas vezes, o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE. É membro do Comitê Científico Internacional do Projeto Rota do Escravo da Unesco e da diretoria executiva da RPCFB – Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Em 2012, recebeu a Ordem do Mérito Cultural.

Serviço
Exposição “Calma Slow”
Espaço Sesc: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana.
Tel.: (21) 2547-0156
06 de março a 11 de maio de 2014
Dias e horário: de quinta a sábado, das 13h às 18h; domingos, das 13h às 17h e segundas, das 14h às 20h.
Ingresso: Grátis
Classificação: livre