Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Campos

Notícias

Sesc RJ oferece Roda Cultural em Campos neste sábado

Programação gratuita inclui música, teatro, cinema e literatura para toda a família


publicado em 14-11-17

imprimir

A Roda Cultural Sesc RJ leva programação variada e gratuita aos moradores de Campos neste sábado, dia 18 de novembro. O evento, voltado para o público de todas as idades, acontece na unidade e conta com show da cantora Dorina, interpretando sambas de Aldir Blanc, além de teatro, cinema, literatura e uma interação dinâmica com confecção de caricaturas para toda a família.

A primeira atividade, às 10h, será uma contação de histórias: Brincando com bichos da África, com a Cia. Desdobrar Histórias. Narrativa de caráter lúdico que mistura palavras e brincadeira, com animais materializados por meio da arte do origami. A atividade literária terá opção de horário também à tarde, às 15h. Às 11h, a peça teatral Pinocchio em Aventuras de Lasanha e Ravióli levará o público a conhecer de forma divertida como a história de Pinóquio foi apresentada no século XIX pelo seu criador Carlo Collodi em um semanário infantil.

A partir das 12h30, haverá exibição do filme Shaun, o Carneiro com classificação livre.Após mandar, acidentalmente, um carinhoso fazendeiro para a cidade grande, onde perde a memória, o carneiro Shaun precisa comandar outros animais no caos urbano para trazer o dono de volta.

Às 14h, o caricaturista Diego Novaes fará uma interação dinâmica com o público durante a atividade Caricatura ao Vivo. O artista do traço irá desenvolver caricaturas dos visitantes, que poderão levar o trabalho para casa como lembrança do evento.

A atração musical, às 16h, será com a prestigiada Dorina, apresentando canções do compositor Aldir Blanc no show Dorina canta Sambas de Aldir e Ouvir – 70 Anos de Aldir Blanc.

Ao longo do dia a unidade também terá espaço de leitura com livros e cantinhos especiais para quem quiser se aventurar pelas histórias no papel.

Roda Cultural
Criado para promover a circulação de atividades culturais pelo interior do estado do Rio de Janeiro, o projeto Roda Cultural pretende oferecer uma mostra de toda a atuação da área de Cultura do Sesc RJ de maneira conjunta, favorecendo a experimentação das linguagens e a familiarização do público com os bens culturais.

Serviço:
Roda Cultural
Sesc Campos– Av. Alberto Torres, 397 – Centro - Tel: (22) 2725-1209
Dia 18 de novembro, sábado, das 10h às 17h
Grátis
Classificação: livre

 

ARTES CÊNICAS

TÍTULO: Pinocchio em As aventuras de Lasanha e Ravioli

DESCRIÇÃO:Lasanha e Ravioli estão desanimados e decididos a parar de fazer teatro, vender seu acervo e abrir uma padaria. Porém, na medida em que recebem os exemplares de jornal com os capítulos de Pinóquio, se envolvem com o folhetim, interpretam seus personagens e terminam por criar um novo espetáculo. Este espetáculo propõe resgatar a forma como a história de Pinóquio, de Carlo Collodi, foi apresentada ao público, através da sua publicação em capítulos em um semanário infantil, e a época desta publicação, século XIX.

Categoria: Teatro
Subcategoria: Espetáculo
VALOR: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre
Campos | 18/11 (sábado)|11h

MÚSICA

TÍTULO: Dorina

DESCRIÇÃO: Dorina apresenta as canções do compositor Aldir Blanc no show “Dorina canta Sambas de Aldir e Ouvir – 70 Anos de Aldir Blanc”.
Categoria: Música
Subcategoria: Show/Samba
VALOR: Gratuito
CLASSIFICAÇÃO: Livre
Campos | 18/11 | 16h

ARTES VISUAIS

TÍTULO: Caricatura Ao Vivo

DESCRIÇÃO: As caricaturas ao vivo são uma forma divertida e entusiasmante de recreação, na qual o artista do traço desenvolverá caricaturas do público presente no Roda Cultural durante o evento, promovendo uma interação dinâmica entre artista público que ficará satisfeito ao levar uma caricatura de presente como uma notável lembrança do evento. A atividade será realizada pelo caricaturista Diego Novaes.

Diego Novaes: Formado em Licenciatura em Educação Artística – habilitação Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Diego Novaes é cartunista, caricaturista, chargista e ilustrador editorial, teve seus trabalhos publicados nos jornais EXTRA, O Cidadão, nas revistas Vírus Planetário, Monotipia, África e Africanidades e Revista Embranco, além de diversos veículos da imprensa sindical e de associações de trabalhadores, onde atua desde 2007. Teve charges selecionadas para exposição no 36° Salão Universitário de Humor de Piracicaba, no 22° Salão de Humor de Volta Redonda e no 7°Salão de Humor de Mogi-guaçu. Em 2010 teve trabalhos novamente selecionadas no 37° Salão Universitário de Humor de Piracicaba.

Categoria: Artes Visuais
VALOR: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre
* A atividade atende até 50 participantes simultaneamente, podendo haver uma rotatividade de participantes durante todo o período da performance.
Campos – 18/11 (sábado) – às 14h

AUDIOVISUAL

TÍTULO: Shaun, o Carneiro – O Filme (Shaun, The Sheep – The Movie)
Dir. Mark Burton e Richard Sarzack | 86’ | Reino Unido, França | 2015 | DUB

DESCRIÇÃO: Shaun é um carneiro que, um belo dia, resolve tirar um dia de folga com os outros animais, para sair da rotina da fazenda. Só que, acidentalmente, ele acaba mandando o carinhoso fazendeiro para a cidade grande, onde o homem perde a memória. Os animais, então, comandados por Shaun, vão aprontar altas confusões no caos urbano para trazer o dono de volta para casa.
Filme dos mesmos criadores de “A fuga das galinhas” e “Wallace & Gromit”
Categoria: Audiovisual
Subcategoria: Exibição de filmes
VALOR: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre
Campos | 18/11 (sábado) | 12:30h

LITERATURA / BIBLIOTECA

TÍTULO: Espaço de leitura
DESCRIÇÃO: Stand com pequeno acervo literário e um espaço aconchegante de leitura e contação de Histórias para toda a família.

Categoria: Biblioteca
Subcategoria: Consulta
VALOR: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre
Campos | 18/11 (sábado) | 10 às 17h

TÍTULO: Brincando com bichos da África, Cia Desdobrar de Histórias

DESCRIÇÃO: ‘O Desdobrar das Histórias’ oferta, através das palavras e do manuseio brincante de papéis, o encontro com o universo mágico da criação das histórias e dos seres que as habitam. A presente proposta se debruça em narrativas tradicionais protagonizadas por animais de África que serão materializados através do origami. O ato de narrar e dobrar histórias, enfim, desvela o caráter lúdico da escuta e da dobradura como vivência de fantasia. Assim, ao desdobrar veredas e papéis, o que se almeja, em última instância, é a fruição da beleza e o exercício da concentração, um dos itinerários possíveis para o intrinsecamente humano: as sonoridades, o acalanto, a acolhida, o ensinamento, a transmissão dos saberes e afetos.

Categoria: Literatura
Subcategoria: Contações de histórias
VALOR: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre (45min)
Campos | 18/11 (sábado) | 10h e 15h