Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Nova Friburgo

Notícias

Grupo Camaleão, de Minas Gerais, abre o Encontro Sesc de Dança nesta quarta-feira

Na coreografia do espetáculo “Verga”, companhia mineira faz alusão à capoeira para provocar reflexão sobre a intolerância e as lutas cotidianas


publicado em 15-10-19

imprimir

NOVA FRIBURGO - O Grupo de Dança Camaleão, de Minas Gerais, abre nesta quarta-feira (16/10) a 29ª edição do Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo, mais longevo e tradicional evento de dança do estado do Rio de Janeiro que se estende até domingo (20), na cidade serrana. O coletivo apresenta às 15h, na Praça Demerval Barbosa Moreira, “Verga”, espetáculo de dança contemporânea e urbana que se utiliza da capoeira para discutir questões ligadas à intolerância e às lutas vivenciadas na rua.

Com direção geral de Marjorie Quast e direção artística e coreográfica de Inês Amaral, a obra tem como fio condutor esta arte que é uma mistura de luta e dança realizada em locais abertos, como ruas e praças. Além da intolerância e das batalhas cotidianas, o espetáculo reflete o amor e a fé na caminhada. Os interpretes criadores são Fábio Costa, Glaydson Oliveira, Luciana Lanza, Samuel Samway e Sara Marchezini.

A mostra de dança prossegue até domingo com apresentações de companhias do Rio e de Minas Gerais, somando cerca de 200 bailarinos. Eles passarão pelos palcos do Sesc Nova Friburgo, do Teatro Municipal Laércio Ventura, da Praça Demerval Barbosa Moreira e de escolas públicas em sessões com entrada franca.

Um dos destaques da mostra é a premiada Esther Weitzman Companhia de Dança, do Rio, que em 2019 completou 20 anos. Ela apresenta “As histórias que inventamos sobre nós”, espetáculo concebido para celebrar as duas décadas de vida do grupo.

O Grupo Camaleão, além de apresentar “Verga”, acompanhará com coreografia o cortejo dos Tambores de Olokum, que sairá da Praça Getúlio Vargas com destino à Praça Demerval Moreira Barbosa. O tradicional grupo percussivo do Rio – e também bloco carnavalesco –, fará ressoar seus tambores pelo centro da cidade, levando ao público sua sonoridade que recebe influência do candomblé e dos maracatus de baque virado da cidade do Recife (PE).

O ballet será representado por “O Lago dos Cisnes”, clássico russo de Marius Petipa e Tchaikovsky. Nessa remontagem assinada por Patrícia Salgado, será apresentado fragmento do primeiro ato do original, quando é comemorado o aniversário de 21 anos do príncipe Siegfried. A apresentação é da Cia Dançar a Vida, grupo da Escola Petite Danse, do Rio, uma das maiores Escolas de Dança do Brasil que vem se destacando pelos prêmios conquistados nos maiores festivais de dança do Brasil e Exterior.

O grupo aproveita a oportunidade e apresenta “De tudo se faz canção”, espetáculo de dança contemporânea cuja coreografia faz refletir sobre a tomada de decisões e as mudanças da vida; e “O Circo”, que apresenta a saga de dois rapazes que sonham em trabalhar no circo como palhaços.

A tradicional companhia friburguense Cia Studio 3 Núcleo de Artes e Dança leva para o Encontro o espetáculo “Retrato”. Com texto e coreografia de Isla Gastin, Maria Clara de Andrade e Gabriel Leonard, a obra aborda as percepções, os sentimentos e emoções escondidos atrás das imagens fotográficas, levando o público a refletir sobre seu papel na sociedade. Outras 27 companhias amadoras também terão a oportunidade de se apresentar no palco do Teatro Municipal Laércio Ventura, fazendo do evento uma vitrine para o seu trabalho e um impulsionador na carreira artística.    

VIVÊNCIA COM OS ARTISTA – Além de assistir às apresentações, o público poderá participar de atividades formativas com os profissionais envolvidos no Encontro, seja no Sesc, seja em escolas públicas. Esther Weitzman (fundadora da cia de mesmo nome) conduzirá uma vivência artística sobre dança contemporânea, e a coreógrafa Juliana Nogueira, sobre danças brasileiras. Alyson Venâncio (Cia Dançar a Vida) ensinará os fundamentos do ballet clássico, enquanto o Grupo de Dança Camaleão promoverá uma residência onde serão trabalhados exercícios técnicos de dança e de condicionamento físico, culminando em uma posterior apresentação ao público.

O 29º Encontro Sesc de Dança é uma realização do Sesc RJ, por meio de sua unidade Nova Friburgo, com corealização da Prefeitura Municipal e apoio do Sincomércio e da Unimed. 

SERVIÇO

  • 29º Encontro Sesc de Dança
  • De 16 a 20 de outubro – Nova Friburgo/RJ
  • Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231
  • Teatro Municipal Laércio Ventura: R. Salusse, 616 - Centro
  • Praça Demerval Moreira: Centro
  • Ingressos: Grátis
  • Classificação: Livre
  • Informações: (22) 2543-5000

PROGRAMAÇÃO

APRESENTAÇÕES
16 de outubro - 15h - Praça Demerval Barbosa Moreira
Verga - Grupo de Dança Camaleão (MG)

17 de outubro - 19h30 - Teatro Municipal Laércio Ventura
- O Lago dos Cisnes - Cia Dançar A Vida I  Petite Danse  (RJ)
- Retratos -  Studio 3 Núcleo de Artes e Dança de Nova Friburgo
- As histórias que inventamos sobre nós - Esther Weizman Companhia de Dança (RJ)

18 de outubro (19h), 19 de outubro (18h) e 20 de outubro (10h e 16h) - Teatro Municipal Laércio Ventura
- Cias Amadoras
Aldeia da Criança
Calu - Centro de Artes de Lumiar
Cia de Dança Alto Estilo- Nova Friburgo
Cia de Dança Tanze Im Takt Nova Friburgo
Cia Esdras Oliveira Nova Friburgo
Cia Flor de Liz- Nova Friburgo
Escola Balão Mágico (Macuco)
Escola de Dança Adriana Miranda RJ
Escola de Dança Anna Olívia Gomes
Escola de Dança Edu Cigano - Cachoeiras de Macacu
Escola de Dança Edu Cigano - Nova Friburgo
Escola Petra de Danças Orientais
Espaço VIS - Nova Friburgo
Espaço Viva - Nova Friburgo
Flor de Liz Cia de Dança
Galpão Cultural Bom Jardim
Ginástica Rítmica Cláudia Massena Nova Friburgo
Ginástica Rítmica do Colégio Nossa Senhora das Dores Nova Friburgo
Grupo Suissando Nova FRiburgo
Grupo In Tempore Bom Jardim
Laborative Dance Connect - Nova Friburgo
Laboratório Sesc de Dança Nova Friburgo
Nova Friburgo Country Clube Escola de Dança
Escola de dança Petite Danse Rio de janeiro
Sesc Campos
Sesc Madureira
Sesc Nova Friburgo
Studio 3 Núcleo de Artes e Dança de Nova Friburgo
Thays Barbosa Cia de Dança - Cantagalo

Dia 19 de outubro - 18h - Teatro Municipal Laércio Ventura
De tudo se faz canção - Cia Dançar a Vida (RJ) 

20 de outubro -  16h - Teatro Municipal Laércio Ventura
O Circo – Cia Dançar a Vida (RJ)

ATIVIDADES FORMATIVAS
Vivência Artística em Dança Contemporânea
Com Esther Weitzman
16 de outubro - 14h às 16h e 18h às 20h - Sesc Nova Friburgo

Vivência Artística em Danças Brasileiras
Com Juliana Nogueira
17 e 18 de outubro – 14h às 16h – Sesc Nova Friburgo
19 e 20 de outubro – 10h às 12h - Sesc Nova Friburgo

Vivência Artística Danças Urbanas 
Com Grupo de Dança Camaleão
18 e 19 de outubro - 14h – Escola pública

Oficina de Ballet Clássico
Com Alyson Venâncio
19 e 20 de outubro - 9h às 10h30 – Sesc Nova Friburgo