Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

CineSesc apresenta mostras temáticas em diversas unidades durante todo o mês de maio

As mostras ocorrem em Copacabana, Engenho de Dentro, Madureira, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Niterói, Ramos, São Gonçalo, São João de Meriti e Tijuca.


publicado em 16-05-19

imprimir

O CineSesc está de volta à programação das nossas unidades, trazendo uma série de mostras temáticas variadíssimas, com sessões gratuitas. Em maio, estamos com programação de Copacabana até Nova Friburgo, passando pela Baixada, Zona Norte, Niterói e São Gonçalo. Os temas vão da América Latina até a Coreia do Sul, então não vão faltar motivos pra você chegar nas nossas unidades e viajar pra longe, sem sair do lugar.

O projeto é uma iniciativa do Sesc RJ que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc RJ, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.​ 

Preparamos uma lista das mostras pra você organizar melhor. São elas:

Mostra Hang-Sang

08/05 a 11/06 - Sesc Copacabana

Esta é a primeira mostra especial dentro do CineSesc dedicada a um diretor contemporâneo, vivo e em plena atividade. O ritmo de produção de Hong Sang-soo vem impressionando a crítica especializada, de um lado por sua abundância, e de outro por sua qualidade e pela marca inconfundível de sua autoralidade. Na última década, os filmes desse coreano começaram a chegar ao Brasil. Mais de dez de seus filmes nunca aportaram por aqui, mas felizmente, suas mais recentes obras vêm sendo exibidas e distribuídas em nossos cinemas.

O forte das tramas de Hong Sang-soo é a abordagem do cotidiano de seus personagens. Na maioria das vezes, eles se confundem com o próprio cinema, em um exercício metalinguístico fascinante e permanente em sua obra. Suas produções ora são realizadas na Coreia do Sul, ora em países da Europa, em especial na França. Cinema, vida, celebração, foco em pontos de vista diferentes, imprevisibilidade, incongruências do amor e relações entre verdade e mentira são temas recorrentes em seus filmes, que apesar de possuírem uma superfície aparentemente fácil, guardam reflexões profundas sobre a difícil tarefa de viver neste mundo cada vez mais mediado pela tecnologia e sobre as amplas camadas de sentido que suas obras nos permitem perscrutar.

Veja aqui a programação completa

Mostra A Poesia do Cotidiano e das Cidades

08 a 29/05 - Sesc Engenho de Dentro

02 a 30/05 - Sesc Madureira

Estamos tão mergulhados em nossas rotinas que pouco reparamos no quanto nosso cotidiano e nossa cidade estão imersos de poesia. Para superar essa dificuldade e, ao mesmo tempo, celebrar a descoberta e a reafirmação da poesia no cotidiano, trazemos quatro filmes apaixonantes e detonadores da felicidade do instante. Um dos pontos que cabe destacar é o elo de contemplação que esses filmes propõem com a vida, desconstruindo nosso olhar frente a um cotidiano no qual a velocidade engole nossas percepções e esmorece nossa capacidade crítica e sensível do mundo.

Veja aqui a programação completa

 

Mostra Histórias de Três Américas

02 a 23/05 - Sesc Niterói

08 a 29/05 - Sesc Ramos

Diante da constatação de que a história enquanto disciplina foi construída pelos vencedores e, por conseguinte, pelos donos do poder, faz-se necessária uma constante desconstrução desses paradigmas oficiais. A ideia desta mostra caminha nesta direção: revisitar a história por meio do cinema, com a preocupação de delimitar outras visões acerca dos fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais.

Veja aqui a programação completa

Mostra Charles Chaplin

02 a 31/05 -  Sesc Nova Friburgo

A mostra reúne 9 curtas-metragens do diretor e ator Charles Chaplin (1889–1977), considerado um dos ícones do cinema mundial. Charles Spencer Chaplin é considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos e um dos “pais do cinema”. Muito se conhece de sua filmografia de longas-metragens, que consta no panteão dos principais filmes da história do cinema. No entanto, pouco se conhece da produção de curtas-metragens do mestre Carlitos.

Veja aqui a programação completa

Mostra “A Família Vai Bem, Obrigado!”

07 a 23/05 - Sesc Nova Iguaçu

O que é uma família? Ou melhor, quais são os elementos que podem ser apontados como formadores de uma família? O que fazer, por exemplo, quando nossos pais biológicos morrem prematuramente e temos que lidar com uma nova família? E quando os adultos, em suas decisões de vida, oferecem uma possibilidade de ampliação da família ao nos anunciar a chegada de um novo irmão? Quais as relações da família com a escola, quando a primeira se mostra mergulhada em crise? E quando você acha que sua mãe morreu, mas ela reaparece impondo uma nova realidade?

Essas são algumas perguntas levantadas nessa mostra e que nos desafiam a pensar sobre o nosso conceito de família. Todos os quatro filmes cativam por seu olhar aguçado em relação aos conflitos humanos no âmbito das famílias. É muito comum que o cinema lance discussões sobre família. Afinal, essa é uma das células que muito dizem sobre a constituição de uma sociedade: o quanto ela pode ser múltipla, variada ou rígida em sua organização.

Veja aqui a programação completa

Mostra Cinema Latino

02 a 31/05 - Sesc São Gonçalo

A mostra busca dialogar sobre a produção contemporânea latina, unindo filmes de vários países com a cinematografia brasileira.

Veja aqui a programação completa

 

Mostra - A Arte e seu Enleio

07 a 29/05 - Sesc São João de Meriti

Para muitos, os processos artísticos são atributos de homens geniais, mas quando mergulhamos em seus cotidianos, vemos que o trabalho é árduo e intenso. Pensar nos processos e nas práticas habituais que envolvem as artes é também lançar uma reflexão acerca delas. Os mistérios vislumbrados no fazer artístico pertencem ao domínio do essencialmente humano. O ego, os relacionamentos amorosos e a relação com o público, assim como a dureza de vivenciar os processos de elaboração simbólica das obras, são alguns temas esbarrados pelos filmes escolhidos para essa mostra.

Veja aqui a programação completa

 

Mostra Corpos Elétricos

 

08 a 29/05 - Sesc Tijuca

Em vários filmes surgidos na década atual, o corpo assume uma postura política, tornando-se uma arma subversiva em si. Os padrões de comportamento relacionados à presença de um corpo no mundo assumem um papel contestatório ao se revelarem em sua inteireza, sem máscaras, ou com máscaras que surpreendem o status quo vigente. Em muitos casos, as situações vividas fazem com que o véu da hipocrisia seja descortinado.

Veja aqui a programação completa