Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Sesc RJ comemora 20 anos das atividades de Turismo Social

Atividade integra outros setores a partir do turismo de base local e da diversidade de suas ações.


publicado em 17-07-19

imprimir

Como bem diz o ditado, viajar é trocar a roupa da alma. É por isso que o Sesc RJ tem como um de seus pilares o Turismo Social, que há 20 anos proporciona desenvolvimento econômico e social no Estado do Rio de Janeiro, transformando vidas e realizando sonhos. O setor é definido pelo Ministério do Turismo como atividade turística com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades, o desenvolvimento das comunidades locais, a solidariedade, e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão.

Nossa equipe de Turismo Social desenvolve roteiros diversificados, potencializando o calendário de eventos das cidades, divulgando suas vocações, festas religiosas, feiras literárias, economia criativa, cultura, gastronomia e tudo que gera sustentabilidade à economia local. A percepção do trabalho realizado em campo, no decorrer desses anos, é o impacto positivo na vida das pessoas que experimentaram e desfrutaram a atividade: viajar é único!

Os projetos são direcionados ao desenvolvimento econômico e social do turismo no Rio de Janeiro em suas 12 regiões turísticas e seu entorno, estimulando a atividade no estado em parceria com as entidades, poder público, trade turístico e instituições de ensino. 

A promoção das modalidades do turismo emissivo, receptivo e hospedagem por meio de roteiros turísticos também é parte do programa, que oferece passeios de 1 dia e excursões de 3 a 10 dias para diversas regiões, com valores e condições de pagamento facilitados. A rede de hotéis própria do Sesc RJ também integra as iniciativas, o que envolve também o setor de Hotelaria da entidade.

O Turismo Social ainda incentiva as atividades que permeiam os programas sociais das áreas de Cultura, Esporte, Assistência, Educação e Saúde, que compõem o Sesc RJ, organizando roteiros temáticos, como feiras, exposições, palestras, oficinas e shows - ao público dos nossos projetos e atividades.

Ao estimular essas ações, o Sesc RJ favorece a economia local dos destinos visitados através de serviços contratados ou inclusos nas atividades, como: restaurantes, bares, hotéis, pousadas, parques, feiras, eventos, museus, centros culturais, guias de turismo, guias locais, taxas turísticas, entre outros. Dessa forma, valorizamos as populações locais, sua cultura e seu ambiente a partir de experiências inovadoras, possibilitando ações socioeducativas que contribuem para o bem-estar social e a qualidade de vida.

Resultados

Atualmente, oferecemos atividades e projetos de Turismo Social em 18 Unidades Operacionais: Nogueira, Nova Friburgo, Quitandinha, Teresópolis, Campos, Região Metropolitana, Copacabana, Engenho de Dentro, Madureira, Niterói, Ramos, São Gonçalo, Santa Luzia, Tijuca, Barra Mansa, Três Rios, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. 

Buscamos valorizar o indivíduo, o meio ambiente e o patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, buscando a dinamização social inerente ao turismo e consoante a uma perspectiva educativa e de vivência cidadã.

PERCURSOS (até julho 2019):

- 329 passeios

-  20 excursões

-  13.358 viajantes pelo emissivo

-  406 viajantes pelo receptivo