Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Quitandinha

Notícias

Show de Milton Nascimento terá transmissão ao vivo em telão no entorno do Lago Quitandinha

Será a primeira vez que a abertura do evento terá transmissão ao vivo para o público externo. Transmissão começa às 20h, com o grupo As Moças, de Teresópolis, que abre o show principal


publicado em 18-07-18

imprimir

PETRÓPOLIS - O show Semente de Terra, que o cantor e compositor Milton Nascimento apresenta nesta sexta-feira (20/7), no Sesc Quitandinha, abrindo o Festival Sesc de Inverno 2018, será transmitido em um telão na área externa. O equipamento será montado em frente ao Palácio, no entorno do Lago Quitandinha, começando a transmissão já partir das 20h, com o grupo As Moças, de Teresópolis, que abre o espetáculo de Milton Nascimento. Quando abertas as vendas dos ingressos para o Festival na semana passada, as entradas para o espetáculo do cantor mineiro esgotaram-se em poucas horas devido à grande demanda do público, atraído pela importância do artista – um dos mais talentosos e influentes da música brasileira e dono de cinco estatuetas do Grammy. O preço dos tíquetes, entre R$ 5 e R$ 20, foi outro atrativo.

No show, que começa às 21h, o músico mostra seu engajamento em prol das causas políticas e ambientais. No repertório, estão as canções que em sua essência clamam por um mundo e um homem melhor. Entre os destaques do repertório estão composições suas com outros parceiros musicais como “A Terceira Margem do Rio” (com Caetano Veloso), “Credo” (com Fernando Brant), “Me Deixa Em Paz” (Monsueto e Airton Amorim), “O Cio da Terra” (com Chico Buarque), “San Vicente” (com Fernando Brant), “Milagre dos Peixes” (com Fernando Brant) e Sueño Con Serpientes (Silvio Rodríguez). O clássico Clube da Esquina 2 (com Lô Borges e Márcio Borges) também integram a setlist.

Com direção artística de Danilo “Japa” Nuha, “Semente da Terra” tem a direção musical de Wilson Lopes, que também toca guitarra e violão. Também acompanham o artista no palco Beto Lopes (violões), Lincoln Cheib (Bateria), Alexandre Ito (baixo), Widor Santiago (sopros), Bárbara Barcellos (vocal) e Kiko Continentino (piano).

Show ganhou o nome de batismo indígena do cantor

Ava Nhey Pyru Yvy Renhoi (ou Semente da Terra) é o nome que Milton Nascimento recebeu de 37 lideranças espirituais da Nação Guarani Kaiowá numa cerimônia realizada em 2010. O nome de batismo Guarani, concedido para pouquíssimas pessoas nascidas fora da tribo – surgiu a partir da percepção que os índios tiveram ao olhar uma foto de Milton. Nenhuma das lideranças jamais tinha ouvido falar dele antes deste evento, que reuniu índios de várias etnias em Campo Grande (MS), onde Milton se apresentou para sul-mato-grossenses e comunidades indígenas.

Após uma discussão fechada de quase duas horas em que uma foto de Milton era passada de mão em mão, caciques e pajés – que estavam num dos camarins - entraram durante seu show e fizeram o batizado ali mesmo, no palco. O nome de batismo concedido pelos índios naquela noite foi o nome escolhido para sacramentar essa volta de Milton ao encontro direto de seu público, após um ano de período sabático.

O repertório foi escolhido através de uma seleção com forte conotação política e social que foi sendo afiada em suas três últimas turnês: "Uma Travessia - 2012", "Linha de Frente" - em parceria com Criolo em 2014, e a Tour "Tarde", realizada em 2015. O repertório foi escolhido através de uma seleção com forte conotação política e social que foi sendo afiada em suas três últimas turnês: "Uma Travessia - 2012", "Linha de Frente" - em parceria com Criolo em 2014, e a Tour "Tarde", realizada em 2015.

MAIS DE 300 ATRAÇÕES – O show de Milton Nascimento é um entre as cerca de 300 atrações do Festival Sesc de Inverno 2018, que começa nesta sexta-feira (20/7) e se estende até 29/7. “Semente da terra” também integra os 10% da programação paga – o restante é gratuito ou com ingresso solidário de 1 quilo de alimentos não-perecível, que será revertido para o programa Mesa Brasil Sesc, que atende a 300 instituições no estado do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, entre as atrações gratuitas, estão Pitty e Jota Quest, que se apresentam no Parques de Exposições de Itaipava. Este ano, o Parque receberá diversas programações do festival, assim como o Palácio de Cristal, Shopping Vilarejo, o Restaurante Bordeaux Itaipava e os bares Marowill, Duda Beer, Bohemia e Choperia Corrêas.

Show “Semente da Terra”, com Milton Nascimento
Dia 20/7 – 21h
Abertura com As Moças – 20h
Sesc Quitandinha: Joaquim Rolla 2 – Petrópolis
Transmissão ao vivo a partir das 20h em telão no entorno do Lago Quitandinha (ingressos esgotados)
Programação completa: www.festivalsescdeinverno.com.br