Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Vamos comemorar o Dia do Ioga?

Conheça os benefícios dessa prática milenar que traz vários benefícios à saúde


publicado em 21-06-16

imprimir

Desde dezembro de 2014, comemora-se oficialmente em 21 de junho o Dia Internacional do Ioga. A data foi escolhida por conta do início do verão no hemisfério norte. Além da conscientização sobre os benefícios dessa prática milenar ao corpo e à mente, a efeméride tem como objetivo dar início a uma reflexão profunda sobre a cultura da paz, propondo 24 horas sem derramamento de sangue ao redor do planeta.


Alunas de Ioga em uma das Unidades do Sesc. Foto: Hélio Melo

Proveniente da Índia, o Ioga é uma prática que tem como base as filosofias do budismo e do hinduísmo. Através de posturas diversas, aliadas ao controle do fluxo respiratório, é possível equilibrar o organismo e, por consequência, a mente - o que traz benefícios para a maneira como o praticante se relaciona com tudo que está ao seu redor, reduzindo consideravelmente o estresse, aumentando a qualidade de vida.

O bacana é que qualquer pessoa pode praticar Ioga. Crianças, jovens, adultos e idosos, não importando o peso, a altura, a religião ou a condição social: todos podem se beneficiar da prática, bastando adaptar as posturas a suas limitações individuais.

Madonna faz Ioga; Sting também. Até os jogadores da seleção de futebol da Alemanha, campeões da Copa do Mundo de 2014, praticavam Ioga durante os treinamentos. Na índia, ela é tão importante que até o primeiro-ministro do país, Shri Narendra Modi, recomenda que todos sigam os ensinamentos milenares dos mestres iogues:

- Com orçamento zero, o Ioga proporciona saúde e não faz distinção entre ricos ou pobres - disse Modi.

Em comemoração ao Dia Internacional do Ioga, criamos uma playlist em nosso canal no Spotify para ajudar você a relaxar e entrar no clima.

Venha praticar Ioga no Sesc!

Sesc Engenho de Dentro - Terças e quintas, 9h, 10h e 12h.

Sesc Madureira - Quartas e sextas, 16h30, 17h30, 18h30 e 19h30.