Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Nova Friburgo

Notícias

Peça baseada em obra de Paulo Leminski tem sessão única no Sesc Nova Friburgo no domingo

Espetáculo “Guerra dentro da gente” conta com elementos tecnológicos e do teatro de animação para contar a fantástica história do menino Baita


publicado em 24-01-20

imprimir

Uma mistura de teatro de animação com jogos de luz e sombra. Assim é “Guerra dentro da gente”, peça baseado no livro homônimo do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989) que o Sesc Nova Friburgo recebe neste domingo (26/1), às 16h. O espetáculo infantojuvenil, encenado pela Companhia Histórias pra Boi Dormir, conta a história de Baita, menino pobre, filho de lenhadores, que um dia encontra o velho Kutala, que propõe ensinar-lhe a arte da guerra.

Na adaptação de Renato Luciano, dirigida por Duda Maia, a história vai além da simples contação de história e mistura o fazer artesanal do teatro com a tecnologia do cinema para transportar o público ao mundo do menino Baita e o velho Kutala. No enredo, Baita vive uma série de experiências, desde aprender a cuidar de animais até ser vendido como escravo. Enquanto cresce, Baita vai aprendendo a lutar e até mesmo a trapacear. Acumula poder e prestígio e chega a chefe dos exércitos. Até que ele deixa de ter o prazer da guerra e volta à sua aldeia, ao recomeço.

“A montagem do espetáculo trata de uma fábula sobre a importância de se fazer escolhas e com isso amadurecer. O livro descreve o processo de guerrear sem a conotação da violência, mas ressaltando que é da natureza humana ser guerreiro, querer e conquistar através de gestos de amor e apaziguando a ganância”, resumem as atrizes e idealizadoras do projeto Laura Telles e Viviane Netto. 

No palco, os três atores são ora narradores, ora personagens da história de Baita. Representado por um boneco, concebido e confeccionado pela aderecista Clívia Cohen, e manipulado pelo elenco, Baita vai aos poucos se transformando de menino em adulto até envelhecer. O espetáculo mescla aspectos artesanais da encenação a recursos tecnológicos como a projeção de imagens. Criada pelos irmãos Rico, Renato e Rodrigo Vilarouca, a animação videográfica é parte integrante da história, com a qual o elenco interage durante todo o espetáculo.

“Trata-se de mesclar a ideia mais simples de brincar, onde um objeto pode se transformar em várias coisas, com uma encenação mais moderna e tecnológica, que se aproxima da magia do cinema, onde é possível subverter o tempo, o tamanho e o próprio espaço”, define a diretora Duda Maia.

SERVIÇO

“Guerra dentro da gente”
Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231 - Centro
Dia 26/1/2020 às 16h
Ingressos: R$ 10 (público em geral), R$ 5 (meia), Grátis (associados Sesc e jovens até 16 anos)
Classificação indicativa: Livre