Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Sesc + Infância: Encontros nacionais promovem evolução colaborativa para a educação integral

Reunião dos gestores das unidades regionais dissemina novas práticas e amplia os conhecimentos sobre conceitos de infância e educação integral


publicado em 24-06-19

imprimir

 

O desenvolvimento das propostas de referência para a área de Educação do Sesc encontra no processo colaborativo sua maior força. Dessa forma, o Sesc Nacional organizou o Encontro Nacional do Projeto Habilidades de Estudo (PHE), que contou com a participação dos gestores de 23 regionais estaduais. Em março passado, o debate foi realizado no Rio de Janeiro para repensar propostas capazes de transformar os municípios em territórios de educação, indo além dos muros dos centros educacionais, com o conceito de educação integral e considerando as esferas intelectual, social e emocional dos alunos.

Segundo Rosa Helena do Nascimento, Analista de Educação do Sesc Nacional, esse diálogo é importante para que as diretrizes ganhem perspectivas de acordo com as diversas realidades. “Entender as infâncias em cada região do país é essencial ao planejar a Educação ampliada e integral, levando em conta as dimensões e linguagens a serem contempladas”, explica. Na ocasião, os gestores puderam conhecer experiências inspiradoras, como o Projeto Sesc+ Infância, uma iniciativa do Sesc RJ, que é exemplo a ser seguido por outras regionais. “Os insumos coletivos criam uma nova fonte de ideias e iniciativas, em uma poderosa rede de trocas que incentivam o pensamento. E o mais legal é que as conversas se mantêm vivas depois do encontro, chegando aos professores, que ganham protagonismo no debate”, conclui Rosa.

NÚMEROS DAS AÇÕES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO DO SESC RJ

• Cerca de 370 famílias beneficiadas na Educação Infantil.

• Cerca de 2 mil alunos participantes das atividades em Língua Estrangeira, em 19 Unidades.

• 9 Unidades com o Projeto Sesc+ Infância, totalizando 500 participantes, de 6 a 12 anos, e índice de permanência superior a 90% dos inscritos.

• Em 2018, as atividades relacionadas ao ensino de Arte, Ciência & Tecnologia contaram com mais de 5 mil atividades, totalizando 360 mil atendimentos.

Sucesso e Projeção Internacional

O Projeto Sesc+ Infância teve início em 2017, redesenhando a proposta do contraturno do Sesc RJ. As atividades são voltadas a crianças de 6 a 12 anos, de famílias com renda de até três salários mínimos, e são baseadas nos interesses e na curiosidade da criança. “O conhecimento formal e acadêmico é essencial, mas não pode ser limitado àquelas horas na sala de aula. Vamos além do cumprimento de exercícios ou de um currículo preestabelecido.

A brincadeira, constitucionalmente, é um direito da criança, porque é brincando que ela aprende. Por conta disso, nos utilizamos das brincadeiras para que ela dialogue melhor e seja mais crítica”, afirma Regina Pinho, Diretora Regional do Sesc RJ. Antonio Florencio de Queiroz Junior, Presidente do Sistema Fecomércio RJ, e Regina Pinho, Diretora Regional do Sesc RJ, apresentaram os diferenciais do projeto Sesc+ Infância em evento internacional. Assista ao vídeo a seguir para conhecer melhor o projeto!

 

Segundo Adriana Santos, Gerente de Educação do Sesc RJ, o Sesc+ Infância reúne crianças e adultos de forma efetiva, possibilitando a expressão de desejos, interesses, necessidades, saberes, vozes e direitos. Isso ocorre em um espaço em que elas se sentem respeitadas, confiantes e dispostas a explorar o mundo. Tudo sem perder de vista a importância das relações e da afetividade.

No seu entender, implementar essa metodologia exige em- penho, escuta, sensibilidade e diálogo, além de muito estudo e pesquisa. “Não acreditamos em uma educação que não envolva todos os participantes e esse é um diferencial do trabalho que realizamos”, define.

Em dois anos, as atividades do Sesc+ Infância se tornaram referência internacional. Detalhes da iniciativa foram apresentados no 5o Colóquio Internacional sobre Desigualdades Escolares, realizado em Lausanne, na Suíça, no fim de abril. Além disso, em novembro de 2018, a equipe do Sesc RJ foi a Monterrey, no México, para apresentar cinco artigos sobre experiências vivenciadas por meio do projeto, no I Congresso Mundial sobre Infância, Adolescência e Juventude. A ação foi reconhecida pelo estabelecimento de uma cultura de paz e, em razão da grande visibilidade internacional, o Sesc RJ sediará, em outubro deste ano a segunda edição do evento.

Como participar:

As unidades participantes do Sesc+ Infância são Duque de Caxias, Madureira, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti e Tijuca. As inscrições normalmente são abertas no início do ano.

As atividades são realizadas no contraturno escolar ao longo do ano, sendo destinados a alunos entre 6 e 12 anos matriculados na Educação Básica - Ensino Regular, com renda familiar bruta de até 3 salários mínimos, preferencialmente dependentes de comerciários.

Para se candidatar, é preciso preencher uma ficha de inscrições com as informações do candidato, além de questionário socioeconômico, termo de compromisso, termo de atendimento aos requisitos para ingresso na atividade e autodeclaração acerca de sua condição econômica.