Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Cerâmica no Sesc RJ: exposições celebram a criatividade de Keiko Mayama na Tijuca e a tradição ceramista no Quitandinha

As mostras têm entrada gratuita e estão em cartaz nas unidades Tijuca e Quitandinha, respectivamente, até o mês de junho.


publicado em 25-03-19

imprimir

 

Está aberta a temporada de Cerâmicas no Sesc RJ: desde o dia 15 de março, o Sesc Tijuca abriu a exposição Keiko Mayama: Um Silencioso Caminho na Arte do Barro, que fica em cartaz até o dia 26 de junho, com visitação gratuita de terça a domingo. E a partir deste domingo (24), o Sesc Quitandinha celebra a tradição ceramista da cidade de Petrópolis com a exposição Gesto de Barro, que fica em cartaz até o dia 30 de junho, com tarifa de visitação a serem consultadas no local.

Em cartaz no Sesc Tijuca, a exposição Keiko Mayama: Um Silencioso Caminho na Arte do Barro tem curadoria de Vilmar Madruga, e apresenta o trabalho da artista ao longo dos 30 anos dedicados à cerâmica. Formas orgânicas nos remetem à natureza como se estivéssemos diante de sementes, grãos, fendas, extrações que nas mãos de Keiko se reinventam e ressignificam. Nascida no Japão, Keiko é formada em Literatura pela Toho Gakuen, em Tóquio, e possui licenciatura em Ikebana. Estudou cerâmica na escola Sir John Cass, em Londres, e aprimorou-se em cerâmica no Tajimi Design and Research Institute, no Japão. No Brasil desde 1979, ela fundou seu Atelier de Cerâmica em 1988, completando 30 anos recentemente.

Já a exposição “Gesto de Barro” foi organizada em conjunto pelo Sesc RJ e o Grupo Arte Cerâmica em Petrópolis, que congrega artistas da região em torno de uma proposta de desenvolvimento e valorização da cerâmica, além de promover a retomada contemporânea de uma tradição ceramista que já teve seu capítulo na história da cidade no início do século XX. Sob curadoria de Maíra Maneschy e Julia Ariani, a mostra exibirá peças de artistas que compõem o grupo e de artistas convidados como Márcia Limmiani, Solange Bonfim Mano e Maria Eduarda Gurjão.  

Além de tradicional manifestação artística, a cerâmica também pode ser um bom hobby e fonte de renda. Algumas unidades do Sesc RJ oferecem cursos e oficinas em diversas artes plásticas, como pintura, artesanato e arte-terapia. Clique aqui para conferir nossa programação de cursos e oficinas e dar uma chance à sua criatividade.

SERVIÇO

Exposição “Keiko Mayama: Um Silencioso Caminho na Arte do Barro”

Sesc Tijuca

Rua Barão de Mesquita, 539 - Andarai, Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 4020-2101

Abertura: 15 de março de 2019,

Visitação: De terça a sábado (exceto feriados), das 9h às 18h. Até 26 de junho de 2019

Classificação indicativa: Livre

 

Exposição “Cerâmica no Sesc: Gesto de Barro”

Sesc Quitandinha

Rua Joaquim Rolla, 1 - Quitandinha, Petrópolis - RJ

Telefone: (21) 4020-2101

Abertura: 24 de março de 2019,

Visitação: De terça a sábado (exceto feriados), das 9h30 às 18h. Até 30 de junho de 2019

Classificação indicativa: Livre

Consultar tarifa de visitação