Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Outubro Urbano: Sesc RJ sela parceria com a ONU Habitats para promover um futuro melhor nas cidades

Proposto pela ONU Habitats, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor, a ação integra diversas atividades.


publicado em 26-10-18

imprimir

No último sábado (20), o Sesc RJ ofereceu gratuitamente o curso de Gestão de Resíduos Sólidos, na unidade de Madureira, onde foram apresentados os desafios para a implementação de uma correta gestão de resíduos nas grandes cidades, visando atender à legislação vigente. Cerca de 21 alunos, oriundos de diversos municípios do estado do Rio, fizeram muitas comparações sobre a correta gestão do resíduos entre as regiões, apontando existência ainda de lixões e pouca coleta seletiva. Muito contaram desconhecer algumas boas práticas  em seus locais de trabalho e que passariam a adotá-las.


O curso integra as ações do Outubro Urbano 2018, programa da ONU Habitats que tem por objetivo refletir sobre as questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro melhor nas cidades.  O Outubro Urbano é uma plataforma para debate entre diversos atores sobre como implementar os compromissos da Nova Agenda Urbana, adotada em Quito na Conferência Habitat III (2016), que representou a renovação do compromisso global para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.  O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todos e todas.

A cada ano, o ONU-Habitat seleciona um tema diferente para promover os resultados positivos da urbanização ou para enfrentar desafios específicos que dela resultam. O Outubro Urbano 2018 inicia-se com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês (este ano, dia 1º de outubro), com o tema “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos”, e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades, no dia 31 de outubro, que este ano tem o tema “Construindo cidades sustentáveis e resilientes”.

É fundamental que as ações do Outubro Urbano se realizem nos países em desenvolvimento, que muitas vezes têm sistemas inadequados de gestão de resíduos devido à falta de financiamento, pouca conscientização, sistemas de governança com debilidades e aplicações inadequadas de soluções tecnológicas. Sendo assim, tais ações tem o papel fundamental de discutir alternativas possíveis e fazer um intercâmbio de informações.

"Um dos objetivos do Sesc RJ é ser reconhecido pela sociedade como a principal referência de acesso nas áreas de Cultura, Saúde, Esporte, Turismo, Educação e Meio Ambiente, por meio da oferta de experiências, conteúdos e infraestrutura de qualidade. Sendo assim, parcerias com instituições internacionais de referência na área são de extrema importância na reafirmação desse papel institucional.', diz Natallia Miranda, Analista de Meio Ambiente, da gerência de Assistência do Sesc RJ. Além das ações já realizadas em outubro, haverá novas ações em novembro com o objetivo de dar continuidade à parceria e ao compromisso do Sesc RJ com a causa. Quem quiser participar, está convidado.

Outubro Urbano no Sesc RJ:
 
Sesc Nogueira

Oficina de Compostagem

Quartas-feiras (14 e 28/11)  - 9h às 12h

Espaço Verde

 

Roda de Conversa sobre Resíduos Sólidos - Responsabilidade Compartilhada

Quarta-feira (07/11) - 9h às 12h

Sesc Nogueira

 

Foto: Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro. Foto: ONU-Habitat/Julius Mwelu