Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Copacabana

Notícias

Oficina gratuita de Teatro de Animação no Espaço Sesc

Aulas serão ministradas pelo diretor Miguel Vellinho, fundador da Cia. PeQuod


publicado em 27-03-14

imprimir

O Espaço Sesc está com inscrições abertas para a Oficina de Teatro de Animação “O Corpo Insólito”, que será ministrada por Miguel Vellinho, fundador da Cia. PeQuod. Misturando conteúdo prático e teórico, o diretor vai aliar seu conhecimento nas Artes Cênicas à Dança. Tradicionalmente relacionado à ideia de um “boneco” a ser manipulado pelo artista, o Teatro de Animação vem passando por reformulações nos últimos anos, mesclando-se com outras linguagens. O conceito de objeto cênico está sendo reavaliado e, na oficina, o único recurso de trabalho a ser usado será o corpo. 

Direcionado a atores, bailarinos e artistas em geral, o curso é gratuito e acontecerá de 7 a 16 de abril (segunda a quarta), das 10h às 13h. A seleção será feita por currículo e carta de intenção. Os documentos podem ser entregues no Espaço Sesc (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana) ou enviados para o e-mail espacosesc.faleconosco@sescrio.org.br.

Com mais de 25 anos dedicados a investigações no Teatro de Animação, Miguel Vellinho transita entre a teoria e a prática, seja como pesquisador e professor, seja como diretor de espetáculos em que a linguagem da Animação é sua principal expressão artística. Agraciado muitas vezes com os principais prêmios de teatro, como o APTR, o Zilka Salaberry, o Maria Clara Machado, entre outros, Vellinho é diretor artístico da Cia. PeQuod – Teatro de Animação desde sua fundação, em 1999, e anteriormente fundou o Grupo Sobrevento, hoje radicado em São Paulo.

Suas principais realizações são “PEH QUO DEUX” (2014), “A tempestade” (2012), “Marina” (2010), “Marina, a sereiazinha” (2010), “A chegada de Lampião no Inferno” (2009), “Peer Gynt” (2006), “Filme Noir” (2004), “O Velho da Horta” (2002), “Noite Feliz – Um Auto de Natal” (2001) e “Sangue Bom” (1999). Dirigiu também o trecho “A Terceira Margem do Rio”, do espetáculo “Primeiras Rosas” (2009), da Cia. Pia Fraus (SP), o monólogo “As Regras da Arte de Bem Viver na Sociedade Moderna” (2011), de Jean-Luc Lagarce, e a montagem de “O que é Suficiente?” (2013), com o Grupo Teatral Rerigtiba (ES), fruto de uma residência artística. É ainda curador da MITA – Mostra Internacional de Teatro de Animação, organizada pela PeQuod.

Serviço
Oficina de teatro animação “O Corpo Insólito”
Espaço Sesc: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana. Tel.: 2547-0156
7, 8, 9, 14, 15 e 16/4/2014 (segundas, terças e quartas), das 10 às 13h.
Grátis.
Seleção por currículo e cartaz de intenção. Entregar na bilheteria ou enviar para o e-mail espacosesc.faleconosco@sescrio.org.br
Classificação: 18 anos.