Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Mesa Brasil no RJ recebe doação de 17 toneladas de pescado

Produto é fruto de apreensão do Ibama em Niterói, que flagrou embarcações em prática de pesca ilegal


publicado em 28-02-18

imprimir

As doações serão destinadas a entidades assistênciais do Rio de Janeiro, de Três Rios, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo

O programa Mesa Brasil, iniciativa do Sesc para receber doações de produtos alimentícios e repassá-los a instituições assistenciais, recebeu do Ibama nesta quarta-feira (28/2) 17 toneladas de pescado no Rio de Janeiro. O produto é fruto de uma apreensão feita na madrugada desta quarta-feira em um cais na Ilha da Conceição, Niterói, em uma operação que flagrou três embarcações em prática de pesca ilegal. As doações serão destinadas a entidades assistências atendidas pelo programa Mesa Brasil nos municípios do Rio de Janeiro, Três Rios, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Em uma das embarcações havia polvo, e os condutores não tinham a autorização para capturar a espécie. Nas outras duas, havia corvina, cuja pesca de cerco é proibida, além de bagre e bicuda. As espécies integram a fauna acompanhante da sardinha, cuja pesca é permitida em pequena quantidade em relação ao principal. As embarcações portavam exclusivamente as espécies da fauna acompanhante – e não sardinha.

MESA BRASIL – O trabalho do Mesa Brasil consiste em recolher doações de produtos alimentícios em condições de consumo (mas às vezes com baixo valor comercial) e distribuí-los às instituições de assistência social previamente cadastradas. Além do alimento, essas entidades recebem mensalmente ações educativas com o objetivo de ensinar, prioritariamente, o aproveitamento integral de alimentos e a elaboração de receitas nutritivas e saborosas. No Rio de Janeiro, esses alimentos complementam a refeição de cerca de 50 mil pessoas por mês em 33 municípios do estado. 

Mesa Brasil (RJ) em números:
- 50 mil pessoas beneficiadas por mês
- 305 instituições atendidas
- Atende em 33 municípios do RJ
- Empresas doadoras em 2017: 75
- 265 parceiros cadastrados no programa
- 70 voluntários
- Toneladas distribuídas desde dezembro de 2000: 19 mil
- Toneladas distribuídas em 2017: 998