Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Barra Mansa

Notícias

Sesc Barra Mansa leva dezenas de atividades a nove municípios do Sul Fluminense no Dia do Desafio

Angra dos Reis, Barra Mansa, Pinheiral, Porto Real, Rio Claro, Quatis, Resende e Volta Redonda estão entre as 58 cidades do estado do Rio que participam da competição saudável


publicado em 28-05-19

imprimir

O Dia do Desafio 2019 – campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas – acontece nesta quarta-feira (29/5), data em que cidades de mais de 20 países tentarão mobilizar o maior número de pessoas a parar por 15 minutos a sua rotina e movimentar o corpo. No estado do Rio de Janeiro, 58 cidades estão inscritas no evento, seja concorrendo com outros municípios, seja na modalidade autodesafio. 

Sesc Barra Mansa levará dezenas de atividades a nove municípios da região Sul Fluminense: Angra dos Reis, Barra Mansa, Pinheiral, Porto Real, Rio Claro, Quatis, Resende e Volta Redonda. Entre as atrações, que acontecem em espaços público e em instituições parceiras, estão miniesportes, esteiras e bicicletas ergométricas e bicicletas, gincana esportiva, circuito funcional, aulões de tênis, pilates, tai chi chuan e ritmos, alongamento, ginástica laboral, desafios de vôlei e barquete, brinquedos infláveis e muito mais.

SOBRE O DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o Dia do Desafio, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. 

A competição saudável acontece da seguinte forma: cada cidade brasileira tem uma concorrente, que pode ser do país ou do continente americano, com número de habitantes semelhante. Desde 2018, o Dia do Desafio traz duas novidades: cidades da mesma categoria competirão entre si por três edições, de 2018 a 2020, ou como autodesafiante. Este novo formato promove integração maior entre os competidores, estimula ainda mais o desafio e proporciona uma maior troca de experiências.

O Sesc RJ se preocupa com os índices de sedentarismo no Brasil e para combater esse cenário, promove sistematicamente atividades de bem-estar e ações que geram melhoria na qualidade de vida da população. Entre elas, está o Dia do Desafio, projeto fundamental para reverter essa situação, despertando o interesse das pessoas pela prática de uma atividade física regular.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CIDADES

Angra dos Reis

Areal

Arraial do Cabo

Barra Mansa

Belford Roxo

Bom Jesus do Itabapoana

Cabo Frio

Campos dos Goytacazes

Cantagalo

Carapebús

Cardoso Moreira

Carmo

Comendador Levy Gasparian

Duque de Caxias

Iguaba Grande

Itaguaí

Italva

Japeri

Macaé

Macuco

Magé

Maricá

Mendes

Miracema

Nilópolis

Niterói

Nova Friburgo

Nova Iguaçu

Paraíba do Sul

Paty dos Alferes

Petrópolis

Pinheiral

Porto Real

Quatis

Queimados

Resende

Rio Claro

Rio das Ostras

São Gonçalo

São João da Barra

São João de Meriti

São José de Ubá

Sapucaia

Saquarema

Seropédica

Silva Jardim

Sumidouro

Tanguá

Teresópolis

Trajano de Morais

Três Rios

Valença

Varre-Sai

Vassouras

Volta Redonda

Para mais informações e registro de participação, basta entrar em contato pelo e-mail diadodesafio@sescrio.org.br.