Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Programação


Projetos Especiais

  • Atividade Paga
  • Atividade Gratuita
  • Atividade PCG

Entredança 2019 - EntreEstudos | trânsitos entre produções acadêmicas

imprimir
Segunda edição dos itinerários de produção, intercâmbios e debates entre as escolas que atuam na formação do bailarino e outros profissionais da dança na cidade do Rio de Janeiro. Convidamos a Faculdade Angel Vianna, a Departamento de Arte Corporal da UFRJ e a Universidade Cândido Mendes para compor um percurso coletivo das suas perspectivas de ensino, apresentando a produção dos seus núcleos de pesquisa, além de solos e outros trabalhos teóricos, criando um território de interlocução entre as experiências no campo da dança. A ação também integra a participação dos artistas convidados para o projeto, que contribuem com suas diferentes perspectivas de abordagens estéticas, possibilitando o contato e intercâmbio com narrativas de trajetórias de produção distintas. As jornadas se propõem em cogestão com os parceiros, no entendimento de uma experiência que atenda a uma construção de vivências otimizadas para todos os participantes.
 
FACULDADE ANGEL VIANNA

GRAVIDADE
Realização: coletivo co.mover
Criação e interpretação: Maria Hermeto e Guilherme Gomes
Duração: 8 minutos
Release: No princípio a pesquisa se deu a partir do abraço. Abraço que nos confere torções, tridimensionalidade e envolver. Essa relação entre os dois corpos revela a capacidade de construir formas, maneiras variadas de sustentar e ser sustentado. Sustentar e ser sustentado. Sustentar. A repetição do encontro gera o incômodo. Abraço pode ser também afastamento.

DESLOCAMENTO ATÉ O NÃO TEMPO
Intérpretes Criadoras: Isadora Farage e Juliana Angelo
Duração: 10 minutos
Release: Deslocamento até o não tempo cria atravessamentos sob as possíveis óticas do tempo e sua ausência. É a dissociação de um corpo dançante cheio de pernas, braços e cabeças, onde o tempo se esgarça. Os corpos se diferenciam, ainda guiados por um ritmo interno comum, a partir desse lugar, surge um momento de suspensão e logo em seguida os corpos são deslocados desse ritmo para um ritmo ansioso que busca o lugar do não tempo.

FEITO FIO FOSSE TEIA
Criação e interpretação: Helena Heizer
Duração: 10 minutos
Release: Tecer um corpo, construir caminhos. Movimento de encontro entre o belo e animalesco, a vida, morte e a busca por novos espaços do corpo real e imaginário. O corpo da bailarina sob a perspectiva da figura mitológica da mulher aracne é a motivação da obra.

MUXIMAM (trecho)
Intérpretes Criadores: Lenna Santos e Dilo Paulo – Cia. Corpus Entre Mundos
Duração: 10 minutos
Release: Muximam é a Nossa senhora da Conceição de Angola e a grande mensagem que ela nos traz é: Venha com um só coração!!! Processo criativo de dança com a contemporaneidade das danças africanas e de outros estilos.

UFRJ

CARNE DE PESCOÇO
Intérprete: Victoria Castro (Tóri)
Duração: 10min
Sinopse: Mulher preta deve ser carne de pescoço. Uma carne dura, firme, cartilaginosa, difícil de engolir. Sim, difícil de engolir, de digerir, de aceitar. Mas a resistência dessa carne faz o corpo inteiro sobreviver.

MATRIZ
Intérprete: Mirian Miralles
Duração: 10 minutos
Sinopse: Ontem fui. Hoje sou mais eu e mais vocês. Sou marcas de um antes passado, presença de um antes vivido. Corpos se fazendo presentes, revelando a cada instante o prazer de sermos eu.

AGÔ (cena 2)
Núcleo de Pesquisa em  Dança e Cultura Afro-Brasileira / UFRJ Direção: Tatiana Damasceno
Participantes: Luis Eduardo Silva, Henrique Bellas e Lucas Santos
Duração: 10 minutos
Poesia:  Éle Semog e Xandy Carvalho

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

CORPO/CONSCIÊNCIA
Duração: 6 minutos
Pesquisa desenvolvida na disciplina Filosofia da Educação/208.2, pela professora Giselle Ruiz

SOZINHO
Duração: 4 minutos
Pesquisa desenvolvida na matéria Composição Coreográfica em 2018 pela professora Esther Weitzmann.
 

 
 

Sesc Copacabana

03mai

Sex

Teatro de Arena

Atividades Formativas | Gratuitas, mediante inscrição pelo email: entredanca@sescrio.org.br.