Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Programação


Projetos Especiais

  • Atividade Paga
  • Atividade Gratuita
  • Atividade PCG

ÍMÓ 2018

imprimir

Os negros são a maior parcela da população brasileira: de acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), pretos e pardos são quase 53% dos brasileiros. Apesar disso, ainda são muitos os desafios enfrentados pelos afrodescendentes no dia a dia: salários menores, menos oportunidades de estudo e trabalho, violação de direitos básicos entre outros. Diante deste quadro complexo, o Sesc RJ elaborou uma programação especial que discute questões contemporâneas do negro no Brasil e celebrar o legado e a presença afrodescendente na cultura nacional com o projeto IMÓ, que reúne artistas e estudiosos em oficinas, debates e apresentações culturais ao longo de todo o mês de novembro.

Em sua terceira edição, o projeto visa construir momentos de reflexão sobre as questões relacionadas à afro descendência e garantir a visibilidade das mesmas. Para além de oferecer uma programação cultural que apresente as mais do que evidentes contribuições para a formação da arte e do país de maneira geral, o Sesc RJ pretende estabelecer fóruns de discussão continuados, inserindo os desdobramentos destas contribuições na contemporaneidade, abarcando os diversos lugares de fala e os movimentos organizados em prol da visibilização dos discursos ali presentes.

Entre os destaques do “ÍMÓ 2018”, estão as peças “Arame Farpado” (dia 17 de novembro, no Sesc São Gonçalo), “Boquinha... E Assim Surgiu o Mundo” (dia 18 de novembro, no Sesc Nova Iguaçu), “Grupo RodaDança” (dia 25 de novembro no teatro do Sesc Ginástico) e “Mercedes” (dia 24 de novembro, no Sesc São Gonçalo e de 20 a 23 de novembro no Sesc Ginástico).

E a homenagem do Sesc RJ continua com uma extensa programação cultural a preços populares até o dia 25/11, com muita música de qualidade. Nos palcos das unidades do Sesc RJ passarão “Bongar” (dia 14 de novembro, no Sesc Ginástico e dia 16, no Sesc Ramos) e “MV Bill” (23 de novembro, no Sesc São Gonçalo; 22 de novembro, no Sesc Tijuca; 29 de novembro, no Sesc Ramos). 

Além da arte, a programação abre espaço também para discussões e reflexões, com cursos, filmes e oficinas. Há opções das mais variadas, incluindo “Artesanato com Macramê” (diariamente até 24 de novembro, Sesc Ramos), “Bolsas com Tema Afro” (diariamente até 24 de novembro, Sesc Ramos) e “Cozinha Afro-brasileira: Um Retorno às Nossas Origens” (20 de novembro, no Sesc São Gonçalo). 

Confira a programação!


Sesc Barra Mansa

25novembro

Dom

Sesc Copacabana

27 nov-02 dez

Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Sesc Engenho de Dentro

23 - 29novembro

Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Sesc Nova Friburgo

20 - 21novembro

Ter Qua

Sesc Quitandinha

04novembro

Dom

Sesc Ramos

03 - 28novembro

Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Sesc São Gonçalo

04 - 24novembro

Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Teatro Sesc Ginástico

31dezembro

Seg