Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Programação


Cursos e Oficinas

  • Atividade Paga
  • Atividade Gratuita
  • Atividade PCG

Sesc Arte em Desenvolvimento - Oficina de Produção Audiovisual para Internet

imprimir

Com perfil teórico-prático, a oficina aborda conceitos e debruça-se sobre a linguagem de vídeos para internet, apresentado o histórico do surgimento da web e do uso das redes sociais, além de refletir sobre como vivemos uma "cultura do celular". A oficina apresenta ainda exemplos práticos para ilustrar a teoria, utilizando canais do YouTube, páginas do Facebook e outras plataformas web para esclarecer e pontuar as questões abordadas.

Exercícios técnicos de filmagem (noção de enquadramentos, roteiro, edição, produção) serão realizados, tendo sempre em vista como a produção para a internet se diferencia das produções audiovisuais para TV e cinema. Estas atividades práticas têm como objetivo expandir o imaginário audiovisual dos participantes, educando através da cultura, e incentivando o surgimento de novos processos criativos, na medida em que apresenta a viabilidade de realização de uma boa ideia utilizando apenas ferramentas disponíveis aos participantes (celular, aplicativos de edição e distribuição online em plataformas de vídeo).

As inscrições devem ser feitas diretamente na unidade escolhida.

Mariana Musse
Mariana Musse é Doutora em Comunicação pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha - 2016). Sua pesquisa tem como tema as redes sociais, Instagram, jovens e identidades. Realizou Mestrado profissionalizante em Documentário e Sociedade (ESCAC, Barcelona, Espanha - 2012) e também Mestrado em Comunicação (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF - 2012), ambos com pesquisas nas áreas de documentário brasileiro, representação do cidadão comum. É graduada em Graduação em jornalismo (UFJF - 2009). Desde 2017, realiza o Projeto de Cursos Livres Itinerantes "Projeto Revoada" e é colaboradora do projeto de mini documentários INFAME no Rio de Janeiro. De 2014 a 2016 foi Professora substituta da Faculdade de Comunicação da UFJF, ministrando as disciplinas de Fotografia, Documentário em TV e Laboratório de Telejornalismo. Entre 2014 e 2016, coordenou o Projeto Delineares, uma web série de mini documentários indicada a melhor webserie de Variedades no “Rio Web fest 2016” e selecionado para o Festival Primeiro Plano (MG). Foi professora convidada do curso de especialização da Facom/UFJF “Tv, cinema e mídias digitais” lecionando a disciplina “Narrativas audiovisuais para web”, em 2015, além de atuar como produtora, diretora e roteirista para o mercado audiovisual.


Sesc Barra Mansa

03 - 04outubro

Ter Qua

Sesc Campos

26 - 27outubro

Qui Sex

Sesc Nogueira

17 - 18outubro

Ter Qua

Sesc Nova Friburgo

07 - 08outubro

Sáb Dom

Sesc Quitandinha

19 - 20outubro

Qui Sex

Sesc Teresópolis

05 - 06outubro

Qui Sex

Sesc Três Rios

28 - 29outubro

Sáb Dom