caminhada do idoso - Copacabana

Assistência

O Programa realiza suas atividades através de uma prática social que considera o desenvolvimento equitativo e a felicidade social das pessoas como principal finalidade dessa área. Sua atuação recomenda a ação social nos territórios, atendendo às diversas e diferentes populações em situação de vulnerabilidade social.

Tem como foco o exercício pleno da cidadania e considera a cidade, um território de oportunidades. É onde diversas relações sociais se constroem fundamentadas nos ideais do protagonismo social, do empoderamento de sujeitos, do fortalecimento dos diversos grupos sociais, da criação de redes de cooperação que atuarão no desenvolvimento local, da segurança alimentar e nutricional e na ajuda humanitária imediata.

Sua missão é dar visibilidade aos problemas sociais, através da elaboração de conceitos, pesquisas, diagnósticos, relatórios, metodologias, projetos, estratégias e ações de referência que impactem sensivelmente na atuação da própria Instituição, no desenvolvimento de pessoas e comunidades, na superação das desigualdades sociais, na formulação de políticas públicas e na sensibilização de diferentes parceiros e agentes sociais.

O foco desse trabalho é o desenvolvimento de um campo de atuação voltado à promoção e à participação da clientela preferencial do Sesc RJ. E de moradores de favelas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e aqueles com renda inferior a três salários-mínimos. A finalidade é contribuir para a inclusão e o acesso aos direitos, construindo assim, ações pautadas na escuta social e sensível das demandas de pessoas e comunidades.

OUTROS PROJETOS
Além dos projetos estratégicos, o Sesc RJ desenvolve outras ações. São elas:

Sesc Longevidade – Centro de Referência em Estudos e Atividades para a Longevidade
O Sesc RJ quer ressignificar a velhice, despertando um olhar positivo, criando um espaço colaborativo e propositivo diante do desafio do envelhecimento no Rio de Janeiro. Mudando o paradigma dos espaços de convivência, não sendo um espaço voltado para tratamentos de doenças e sim de promoção da saúde, assistência, educação, cultura, esporte e cidadania. Trata-se de uma experiência inovadora que contribuirá de maneira ímpar para a melhoria da compreensão das questões do envelhecimento.

Sesc+ Criativo
Projeto que oferece gratuitamente cursos, oficinas e palestras, de conteúdo básico, nas modalidades: Trabalhos Manuais, Culinária, Cuidados Estéticos e Corte e Costura, entre outros. Apresentando ao participante técnicas de nível básico, não profissionalizante, fortalecendo empreendedores e contribuindo para a geração alternativa de renda.

Pautas Sociais Rotas Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste
O Pautas Sociais Rotas está em seu quinto ano de execução e vem sendo expandido de forma progressiva nos Departamentos Regionais. A finalidade é incentivar e criar possibilidades de colaboração entre as iniciativas sociais presentes nos territórios onde as Unidades do Sesc atuam. As programações presenciais e virtuais (webnars, cursos, podcasts, oficinas, vivências, webséries) que promovam a mobilização comunitária.

Encontro Nacional da Pessoa Idosa
Realização do 3º Encontro Nacional de Pessoas Idosas do Sesc RJ, que visa realizar ação de integração com pessoas idosas participantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) de todo território nacional, com destaque para o protagonismo deste público, sendo construído como uma ação modelar, resultante do documento Princípios e Diretrizes do TSI, pactuado com os Regionais no Encontro Nacional de 2019.

Sesc Mesa Brasil Rio de Janeiro Captação de Parceiros
Para o Programa Sesc Mesa Brasil Rio de Janeiro é preciso manter e ampliar em quantidade e qualidade o volume de doações, mas também é importante diversificar as parcerias a fim de garantir um volume significativo de doações para as instituições beneficiárias e o constante recebimento. Além de atuar no combate à fome, o Programa também se empenha para que haja redução deste desperdício.

Sesc Mesa Brasil Rio de Janeiro Ação Educativa
O Sesc Mesa Brasil Rio de Janeiro é um braço social do Sesc RJ, tendo como objetivo contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Por ser um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, se faz necessária a capacitação mais específica dos manipuladores de alimentos visando as Boas Práticas nas áreas de Nutrição e Serviço Social.

Sesc Mesa Brasil Rio de Janeiro Logística e Distribuição
O Programa Sesc Mesa Brasil Rio de Janeiro constituindo-se uma ponte que conecta os espaços onde há sobra aos contextos nos quais impera a falta. O Programa contribui, em uma ponta, para a diminuição do desperdício e na outra, para a redução da condição da insegurança alimentar, fortalecendo assim o sistema alimentar do público atendido em todas as pontas que conectam o Programa.

Circuito Sesc de Dança de Salão
O projeto Circuito Sesc de Dança de Salão consiste na promoção de uma série de encontros dançantes mensais para o público idoso, no período de agosto a dezembro.

Festival Sesc de Economia Criativa
Por meio dos projetos Sesc+ Criativo e Incubadora Sesc de Economia Criativa, o Programa Assistência atende à empreendedores e artesãos, incentivando a geração alternativa de renda e o desenvolvimento da Economia Criativa incentivando a estruturação de modelos de negócios sustentáveis e a ampliação da renda dos participantes por meio do empreendedorismo. O Festival de Economia Criativa consiste em um grande evento de venda e apresentação de produtos e serviços artesanais.

Nossos destaques