Direitos Humanos

Direitos Humanos

Esta página será dedicada a trazer reflexões, textos e outras ferramentas que auxiliem na compreensão e promoção dos Direitos Humanos.

 

Origem do Sesc e a relação com os Direitos Humanos
O Sesc foi originado graças a um documento – a Carta da Paz Social – que também nasceu no contexto do pós-guerra, assim como a própria Declaração dos Direitos Humanos.

Nesse sentido, o Sesc foi criado para lidar com os desafios de bem-estar social e cuidado e com as “urgências” sociais. Está no nosso DNA. Há mais de 70 anos, quase a idade da Carta, o Sesc vem criando ações, programações e projetos que respondem as demandas de cuidados e garantia de direitos.

Nosso caminho e trajetória foram construídos a partir de ações de respeito aos direitos dos comerciários a lazer, bem-estar, acesso à saúde, à segurança alimentar além da atenção a problemas e desafios como violência contra a mulher, inclusão de jovens, ações e projetos contra discriminações, homofobia e etc.

Além disso, faz parte do nosso modo de fazer criar, apoiar e planejar em contato com os públicos mais vulneráveis (e também potentes) levando em consideração todas as dinâmicas locais e suas especificidades.

 

ODS e a atuação do Sesc RJ
Os ODS são elementos fundamentais e que, praticamente, norteiam todas as nossas ações. Adotamos elas como metas e objetivos que nos guiam para nossa missão: “atuar para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários e da sociedade com um olhar especial para a Sustentabilidade. ”

É por isso que aqui no Rio de Janeiro temos ações como o Férias Imperdíveis, Mulheres Plurais, Papo Ciência, Mesa Brasil, Saúde Mulher, Educação Infantil, Edital de cultura, fomento à geração de renda e Economia Criativa e muitos outros projetos que visam a inclusão, o desenvolvimento, a cultura, saúde e o bem-estar social em primeiro lugar.

 

Seminário Sesc de Direitos Humanos – Práticas e Perspectivas
Em março de 2022, o Sesc RJ realizou o Seminário Sesc de Direitos Humanos – práticas e perspectivas que ocorreu no Teatro Arena, no Sesc Copacabana. Nesse evento, o Sesc RJ reuniu alguns especialistas para compreender temáticas relacionadas aos direitos humanos e ajudar na propagação destes e de outros conceitos fundamentais para a qualidade de vida, acesso, igualdade e paz entre as pessoas.

O evento teve a presença de lideranças comunitárias de diversos territórios do estado. Lideranças que são nossas parceiras, que compõem a atuação de Desenvolvimento Comunitário desenvolvido nas Unidades Sesc que e realizam trabalhos de extrema relevância para o acesso a direitos em suas instituições e territórios.

O Seminário foi idealizado porque os Direitos Humanos é um dos temas mais importantes a ser compreendido. Atualmente, os cenários internacionais de crises, conflitos, migrações e alterações climáticas chamam ainda mais a atenção para o tema e para a urgência dos debates, implementações, e luta pela expansão dos seus efeitos práticos.

Entretanto, a nossa realidade carioca (e brasileira) de pobreza, desigualdade social, favelização e outros fenômenos, faz com que nos deparemos com as questões que a Carta dos Direitos Humanos nos traz e, cotidianamente, nos desafiam como o direito à vida, à privacidade, a equidade de gênero, raça e outros cortes de preconceitos e discriminações.

Por isso e por outros motivos, o Sesc está propondo refletir sobre o tema iniciando neste seminário, mas dando continuidade com uma sequência de ações e programações nas diversas Unidades ao longo de todo o ano.

 

 

 

Carta da Paz
Declaração dos Direitos Humanos