crianca

Sesc+ Criança Cidadã

Compreendendo a criança como protagonista em seus espaços e portadora de direitos, o Sesc+ Criança Cidadã propõe atividades e reflexões para crianças, cuidadores, responsáveis e interessados no tema.

O Sesc+ Criança Cidadã atua como um projeto, realizando atividades próprias, e também como uma linha conceitual que orienta ações e reflexões nas demais áreas da instituição que envolvem as crianças. Favorece o debate sobre os direitos universais e outros temas relacionadas às Infâncias e suas especificidades. A partir desses conceitos, o Sesc+ Criança Cidadã busca construir coletivamente redes de cooperação com vistas à promoção da qualidade de vida, a proteção e a garantia de direitos das crianças.

O projeto se estrutura em quatro eixos de atuação:

  • Garantia e Direitos – ações que afirmam o brincar, o bem-estar e o bom ambiente social como fundamentais para uma infância saudável e um ambiente social mais justo.
  • Infâncias – atividades voltadas ao reconhecimento e valorização dos vários tipos de infâncias, valorizando a autoestima, a socialização, a tolerância, a cooperação e a inclusão.
  • Integração – ações que priorizam a relação das crianças com o mundo e outros grupos, a intergeracionalidade e a cooperação.
  • Experimentações – atividades que privilegiam as formas de experimentações das crianças com o mundo, os sentidos, as ideias e o imaginário, fortalecendo assim o protagonismo infantil

O Sesc+ Criança Cidadã desenvolve essas diretrizes em diferentes eventos, campanhas e materiais como webseries, podcasts, tutoriais e e-books. O projeto também está presente em feiras, debates e conselhos e fóruns ligados à temática. Desenvolve também ações socioeducativas com instituições sociais e comunitárias e promove encontro como por exemplo o “Cuidando de quem cuida – Mães atípicas”, espaço de diálogo, fortalecimento e empoderamento de mães que possuem filhos com alguma deficiência.