Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Consciências

O Projeto Consciências tem por objetivo promover a discussão e a reflexão acerca das temáticas e problemáticas relacionadas ao racismo estrutural brasileiro. Para 2024, o Projeto visa intensificar ações de caráter prático e aplicado, buscando a formação e a inclusão de pessoas negras em espaços criativos de tecnologia. O Projeto alinha-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) nas ODS4 (Educação de qualidade), ODS8 (Trabalho decente e crescimento econômico), e ODS10 (Redução das desigualdades).

A humanidade tem atravessado grandes desafios nos últimos anos. Os cenários mundiais de manifestação de racismo, preconceitos e de desigualdades exacerbados, têm colocado em xeque atitudes como a solidariedade, generosidade, empatia, respeito e o senso de coletividade. Estas atitudes precisam ser reiteradas, incentivadas e praticadas exaustivamente, frente a esses cenários. A tomada de consciência nos faz perceber que o racismo é uma grande mazela no Brasil, e que precisa ser combatida cotidianamente. A educação, por sua vez, não pode ficar alijada desse processo. De acordo com Paulo Freire “A Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A superação do racismo é um imperativo. É uma necessidade moral e uma tarefa coletiva, de brancos e negros, de primeira grandeza. E a educação é um dos terrenos decisivos para que a Instituição seja vitoriosa nesse esforço.

Objetivos

Estimular a discussão e reflexão sobre os impactos sociais do racismo, impulsionando mudanças de comportamento. Com forte viés propositivo, a Instituição se posiciona como agente promotor da educação antirracista, com o objetivo de realizar ações voltadas para construção de uma sociedade livre do racismo e de todas as mazelas que são originadas nas interseções que o racismo produz, entendendo que o combate ao racismo estrutural brasileiro é de responsabilidade de todos: brancos, negros, instituições e sociedade civil.

O Projeto Consciências pretende:

  • Mobilizar pesquisadores, professores, estudantes, artistas, profissionais das mais variadas áreas e a população em um amplo debate acerca do racismo estrutural brasileiro;
  • Contribuir para a mudança de comportamento das pessoas, promovendo a educação antirracista;
  • Buscar, por meio de nossas ações educativas, enaltecer, valorizar e contribuir para a positivação da identidade negra, lançando luz à história do povo africano e afro-brasileiro ao que tange a sua valiosa contribuição para formação da sociedade brasileira;
  • Contribuir para a redução de posturas e atitudes racistas;
  • Produzir, elaborar e divulgar conteúdos de referência para a mudança de perspectiva sobre o tema.

Metodologia

O projeto será realizado em formato multilinguagem, com realizações em oficinas, cursos, rodas de conversas, tours/passeios, apresentações, exposições etc. Direcionado ao público em geral, envolve diferentes atores sociais em um amplo debate sobre o racismo, fomentando a busca de caminhos para sua superação. O projeto se organiza por meio de programações educativas contínuas, tendo por base as ciências humanas e sociais. Em articulação com sujeitos, territórios, coletivos e instituições, propõe-se realizar uma programação sistemática distribuída pelas nossas unidades, territórios e instituições parceiras, promovendo a educação antirracista e o combate ao racismo, conforme preconizado pela Lei Federal 10.639/03.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.