12-07-2019---II-Encontro-Sesc-+-Infância---Fotos-Erbs-Jr.--3702
Crédito: Erbs Jr

Educação Infantil

A atividade de Educação Infantil destina-se ao público de creche e pré-escola. Garante o direito das crianças em vivenciar uma infância plena, protagonista e brincante por meio de uma filosofia humanista, inclusiva e interacionista. Esta atividade alinha se ao ODS4 (Educação de qualidade), ODS5 (Igualdade de Gênero) e ODS10 (Redução das desigualdades). Assegurar os direitos de aprendizagens das crianças, investir na equidade e na qualidade da educação é o compromisso assumido pela Instituição. Essa missão é reafirmada continuamente e construída com a participação plena de todos da comunidade escolar.

Objetivos

Promover uma educação holística por meio de um planejamento que contemple a pluralidade cultural e importância da brincadeira/brincar, sendo esta, primordial para favorecer aprendizagens verdadeiramente significativas.

Objetivos específicos:

  • Ter por premissa a criança enquanto sujeito sócio-histórico e cultural, atuante na sociedade, que produz e se apropria dos conhecimentos;
  • Garantir os direitos das crianças;
  • Realizar plenárias e envolver as crianças em todas as decisões e planejamentos;
  • Fomentar a transformação dos conhecimentos espontâneos em científicos;
  • Investir na formação de leitores e escritores;
  • Adaptar os ambientes de acordo com projetos e campos de experiências;
  • Valorizar o protagonismo infantil;
  • Explorar as diferentes linguagens;
  • Valorizar o registro do cotidiano a partir da ótica das crianças;
  • Explorar, valorizar e ocupar outros territórios/espaços do entorno escolar por meio de aulas passeio e do estabelecimento de parcerias.

Metodologia

A atividade é organizada de acordo com o perfil de cada município. Na escola de Niterói em horário integral e em Nova Iguaçu em regime parcial, com atividades presenciais e algumas programações em ambiente virtual. É primordial a utilização de todos os espaços, o compartilhamento de ideias, a realização de plenárias e a integração permanente entre diferentes idades. Os espaços funcionam como o potencial mediador, sendo flexíveis e adaptáveis aos interesses, projetos e campos de experiências.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.