Rede Sesc RJ + Esporte

Esporte: um instrumento para muitas conquistas
Rede Sesc RJ + Esporte revitaliza o ambiente escolar, trazendo alunas e alunos de volta ao convívio e ao contato com o conhecimento e o esporte.

Iniciado no ano de 2021 – em plena pandemia da Covid-19 e com todas as dificuldades que essa situação desafiadora nos trouxe – o projeto Rede Sesc RJ + Esportes conseguiu chegar a 23 municípios do Estado, nas regiões Norte, Noroeste, na Serra e na Região dos Lagos. Com a ajuda e a parceria de prefeituras e sindicatos, o Sesc RJ impactou 5.600 crianças e adolescentes, com desdobramentos positivos para todas as comunidades por onde passou.

Retomando o convívio
Tendo sempre como guia o direito constitucional dos cidadãos ao esporte – além, claro, da permanente busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU –, o Sesc RJ integrou diferentes forças para atender, de maneira multidisciplinar crianças e jovens entre 6 e 14 anos e seus responsáveis contemplados pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

Um dos objetivos principais da ação é impedir a evasão escolar, um problema crescente nos últimos meses. Nas palavras de Alexandre Couto, gerente da Unidade Sesc Friburgo, “um desafio muito grande diante do tamanho do nosso estado e do fato de nem todo município contar com uma das nossas Unidades. Então para nós é gratificante, por exemplo, Nova Friburgo atender Rio das Ostras e outras cidades”.

Educação plena
O projeto piloto foi realizado na Unidade de São Gonçalo, onde as crianças tinham atividades no contraturno da escola, que envolviam, além modalidades esportivas, odontologia, aulas de idiomas, dança, reforço escolar, teatro, arte, entre outros. A metodologia se mostrou eficiente e, na medida do possível, foi replicada nos municípios atendidos.

Tanto Marcelo Ayres, presidente do Sincomércio de Rio das Ostras, quanto Débora Magalhães, gerente da Unidade Sesc Campos, destacaram uma característica: trata-se de um projeto de legado por enfatizar a importância do esporte para a formação da criança. Entre outras metodologias, com a presença de atletas profissionais, ídolos de muitas delas.

A lista de atletas reluz de medalhas: capitaneados pelos por Giovane Gávio (vôlei) e Patrícia Amorim (natação), a seleção de atletas apresenta  nomes como Diego Ribas (futebol), Ítalo Romano (paratleta, skate), Anderson Águia (futevôlei), Claudinei Quirino (atletismo), entre outros, que participaram oferecendo oficinas e/ou dando palestras.

Resultados
O Sesc RJ doou kits de materiais esportivos – 60% dos municípios relataram não dispor de bolas para atividades físicas. O Sesc RJ promoveu a capacitação de profissionais, recuperou equipamentos e, uma das grandes vitórias do projeto: verificou-se um aumento de 45% na procura dos alunos e alunas pelo retorno às aulas presenciais!

Entre os resultados expressivos do trabalho estão o número de pessoas impactadas pelas palestras com atletas (8960 pessoas) e pelas aulas das modalidades (6451 pessoas).

Com tamanho sucesso, a continuidade do projeto Rede Sesc RJ + Esporte está garantida para 2022, como afirma Monica Velasques, gerente de lazer Sesc RJ: “A gente vai pintar mais municípios no mapa do nosso estado do Rio de Janeiro!”.