Sesc Quitandinha - dia mundial do teatro
Crédito: Antonio Pinheiro

Dia Mundial do Teatro

Por Ana Cecília Reis, Analista do Sesc Quitandinha

Hoje, 27 de março, comemoramos o Dia Mundial do Teatro, essa arte tão especial, contestadora e afetuosa que atravessa nossa existência!

Mesmo depois dos adventos do cinema, da televisão, das plataformas de streaming, a frequência na procura de cursos e oficinas de teatro não diminuem ao longo dos anos, o que demonstra uma vontade das pessoas de vivenciar e compartilhar experiências cênicas coletivamente. Entretanto, os teatros e casas de show se situam, em sua maioria, em espaços considerados elitizados, como regiões centrais ou em zonas onde a população mais favorecida economicamente mora.

O Sesc, em seus mais de 70 anos de ação no país, é uma instituição que tem um papel fundamental nessa descentralização do acesso, levando uma extensa programação cultural para diferentes regiões, tanto em zonas periféricas quanto nas cidades do interior, além de ações formativas para a comunidade, através de intercâmbios, residências, cursos e debates após cada apresentação. Também possui linhas de ação específicas ao compor sua programação, buscando incentivar o surgimento de novos grupos locais, e curadoria cuidadosa de espetáculos, promovendo a sensibilização do olhar para a arte desde a primeira infância.

Denis Guénoun, na introdução do seu livro “O teatro é necessário?” escreve que a especificidade do teatro é que ele só existe quando aquele que faz e aquele que vê estão presentes simultaneamente, ou seja, a recepção das artes da cena se realiza exclusivamente no momento compartilhado. O teatro parece segurar entre dentes a necessidade humana do rito, saindo um pouco da virtualidade, da compulsão dos cliques, postagens, likes contabilizados, pois, sendo uma arte testemunhal, exercício de memória ancestral, só se consolida em sua materialidade. Ao assistir um espetáculo teatral, estamos nos dedicando a uma pausa no cotidiano para estarmos diante de um outro espaço-tempo, uma relação de atenção ao que é mostrado, repartindo inclusive as emoções, a risada coletiva, o choro, o espanto, o encantamento, e até o risco do imprevisto, característica dos eventos ao vivo.

No dia de hoje, homenageamos todas as pessoas que são artistas da cena, e também seu público, que faz com que essa arte permaneça viva e pulsante no brilho do olhar compartilhado ao som das palmas, ao final de cada apresentação.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais