O circo na sua casa - picadeiro móvel
Crédito: O circo na sua casa - picadeiro móvel

O circo nosso de cada dia – um documentário Picadeiro Móvel

Em sua 6ª edição,  o projeto presta homenagem a importantes famílias circenses que resistem em fincar suas lonas e alegrar plateias por todo o estado do Rio de Janeiro. 

O projeto Picadeiro Móvel é a maior realização da linguagem de circo promovida pelo Sesc RJ e propõe a apresentação de um panorama da produção circense através de apresentações artísticas, processos formativos e encontro entre profissionais.

Reunindo artistas de todas as regiões do Brasil e exterior, mesclando experiências do circo tradicional e contemporâneo, o projeto acontece de forma itinerante, sendo realizado a cada edição em um ponto diferente do estado. Este ano,  projeto será dividido em duas etapas: uma virtual e uma presencial.

No final de outubro será lançado O circo nosso de cada dia – um documentário Picadeiro Móvel. O filme reúne histórias de três importantes famílias circenses que se estabeleceram no estado do Rio de Janeiro nos últimos anos.

Com concepção artística de Richard Riguetti, pesquisador de circo e palhaço que já participou em outras edições como curador e artista, e Diogo Cavour da Lúdica Produções, que assina também a direção do trabalho, o documentário apresenta a lona de circo como espaço de ensino, residência e fazer artístico.

Os artistas dos circos Montreal, Real Madri e Saltimbanco apresentam suas memórias, suas rotinas de trabalho e estudo e desvelam os mistérios e magia dos bastidores e do picadeiro do circo de lona.

O Sesc RJ lançará também os espetáculos dos três circos por uma semana no canal da instituição no YouTube para que o público tenha a experiência de conhecer mais de perto o trabalho artístico das trupes circenses.

A segunda etapa do projeto será realizada em 10 de dezembro de 2021, em uma edição em homenagem ao dia do palhaço. Será realizada uma maratona de intervenções circenses em diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro.

Sobre o Picadeiro Móvel

O projeto foi iniciado em 2018, tendo realizado maratonas circenses no Boulevard Olímpico – RJ (novembro/2018), Parque Radical de Deodoro (dezembro/2018), Campo de São Bento – Niterói (agosto/2019), Praça do Pacificador – Duque de Caxias (novembro/2019) e Jardim Catarina – São Gonçalo (março/2020), além de ações complementares nas unidades Sesc da região e no entorno.

Ao longo das cinco edições, integraram a programação artistas da Bélgica, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Brasília, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Foram realizadas cerca de 95 apresentações de espetáculos e intervenções circenses, contemplando o trabalho de aproximadamente 400 artistas, técnicos e produtores da linguagem, atingindo mais de 35 mil espectadores.

PROGRAMAÇÃO 2021

O circo nosso de cada dia – um documentário Picadeiro Móvel
Estreia: 30 de outubro, 20h
Classificação: Livre
Canal: YouTube Sesc RJ

Espetáculo Real Madri
Estreia: 31 de outubro, 14h (Curta temporada até 7/11)
Classificação: Livre
Canal: YouTube Sesc RJ

Espetáculo Montreal
Estreia: 31 de outubro, 17h (Curta temporada até 7/11)
Classificação: Livre
Canal: YouTube Sesc RJ

Espetáculo Circo Teatro Saltimbanco
Estreia: 31 de outubro, 19h (Curta temporada até 7/11)
Classificação: Livre
Canal: YouTube Sesc RJ

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais