atraves-do-olhar-valda-nogueira
Crédito: Foto: Valda Nogueira

Exposição no Sesc Madureira revela a perspectiva de fotógrafas negras sobre territórios e tradições

Mostra celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho). Além de apreciar as imagens, público poderá assistir a filmes sobre questões de gênero, sexualidade, religião e etnia, seguidos de debates com realizadoras

Sesc Madureira abre nesta sexta-feira (12/7) a exposição “Através do Olhar”, uma mostra com 90 obras de quatro fotógrafas negras e moradoras de bairros das zonas Oeste e Zona Norte do Rio de Janeiro. Captadas por Aparecida Silva, Fernanda Dias, Thaís Alvarenga e Valda Nogueira, as fotografias revelam a visão particular das artistas sobre suas origens, seja territorial, mostrando seus bairros e arredores, como étnica, a partir de viagens realizadas pelo interior do Brasil em que documentaram diversas tradições e manifestações culturais.

Aparecida Silva e Thaís Alvarenga, uma com a técnica pinhole e a outra com a câmera do celular, produzem uma memória afetiva do lugar onde vivem (Realengo e Bangu, respectivamente), registrando as paisagens urbanas e o modo como os grupos se apropriam dos seus lugares criando suas próprias formas de sociabilidade e códigos de convivência. Já as fotógrafas Fernanda Dias e Valda Nogueira documentam os saberes e práticas culturais e religiosas de comunidades tradicionais espalhadas pelo Brasil, como quilombolas, indígenas, catingueiros e pescadores, valorizando a memória e as formas de resistência destes grupos.

Segundo a curadora Thaís Rocha, a exposição representa um esforço de substituir narrativas excludentes por outras perspectivas da realidade, que rompam com as conhecidas hegemonias de pensamento. “As mulheres negras que produzem imagens estão enriquecendo o vocabulário fotográfico e audiovisual conhecido até agora no mundo ao inscreverem novos testemunhos que compõem, junto a outras manifestações artísticas, como a música, o teatro e a literatura, diálogos que incentivam a reparação histórica e a igualdade das raças”, observa.

EXIBIÇÃO DE FILMES – A mostra fotográfica “Através do Olhar” está sendo organizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), data que provoca discussões relacionadas a gênero, sexualidade, religião e etnia também em outras plataformas. Em paralelo à exposição, o Sesc Madureira exibe este mês a mostra audiovisual “Mulheres negras latinas e caribenhas”, seleção de filmes que jogam luz sobre diversos aspectos da formação de grupos identitários. Depois de “Encantadas – Mulheres e Suas Lutas Na Amazônia” abrir a mostra no dia 4, a agenda segue com “Kbela”, dia 11, às 18h30, Francisca, dia 18, às 18h30, e Tia Ciata, dia 25, às 18h30. A exibições são seguidas de conversa com as realizadoras.

SERVIÇO

Mostra fotográfica “Através do Olhar”

Sesc Madureira: R. Ewbanck da Câmara, 90 – Madureira – Rio de Janeiro

Abertura: 12/7/2019 – às 18h – até 22/9

Visitação:

Segunda a sexta-feira: das 9h às 20h30

Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h30

Entrada franca

Classificação: Livre

Fotógrafas: Aparecida Silva, Fernanda Dias, Thaís Alvarenga e Valda Nogueira

Curadoria: Thaís Rocha

Realização: Sesc RJ

Mostra audiovisual “Mulheres negras latinas e caribenhas”

Sesc Madureira: R. Ewbanck da Câmara, 90 – Madureira – Rio de Janeiro

Entrada franca

Kbela

11/7 – 18h30 | 16 anos

A diretora Yasmin Thayná resolve abandonar toda essa dinâmica conservadora e empodera mulheres negras através de seus cabelos crespos, uma das principais características da etnia negra e que deve, sempre, ser celebrada.

Francisca

18/7 – 18h30 | 16 anos

O curta-metragem Francisca tem como missão recontar a história de Francisca da Silva de Oliveira mais conhecida como Xica da Silva, personagem histórica que ficou conhecida pela dramaturgia brasileira.

Tia Ciata

25/7 – 18h30 | Livre

Dirigido pelas cineastas Mariana Campos e Raquel Beatriz, o curta narra a história de Hilária Batista de Almeida a partir da perspectiva da visibilidade da mulher negra na sociedade brasileira.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais