exposição virtual em 360 graus.
Crédito: exposição virtual em 360 graus. - Poço Gordo

Sesc Campos inaugura exposição virtual sobre o cotidiano de moradores da cidade

Viagem em 360 graus pela mostra montada no Casarão do Sesc Campos, fechado por medida de segurança contra a Covid-19. Imagens clicadas por fotógrafos de diferentes gerações trazem um olhar poético sobre o dia a dia de anônimos na zona rural e urbana do município.

CAMPOS DOS GOYTACAZES – O Sesc Campos inaugurou nesta terça-feira (14/4) a exposição fotográfica Retratos do cotidiano de uma cidade. A mostra reúne 18 imagens que retratam o dia a dia de moradores anônimos da cidade de Campos dos Goytacazes clicadas por um seleto grupo de fotógrafos da região: Ricardo Avelino, com longa trajetória no ofício, e Jean Barreto, Rafael Peixoto e Tarcísio Nascimento, profissionais da nova geração que integram o Coletivo Cabeçada, laboratório de estudo fotográfico dedicado, especialmente, a imagens com papel social.

A exposição está instalada no Casarão do Sesc Campos, mas como as unidades da instituição estão fechadas em razão da pandemia da Covid-19, seguindo as determinações das autoridades, a visitação é virtual. Pelo link https://bit.ly/ExpoVirtualCampos, o visitante é levado a uma viagem em 360 graus pela mostra, cuja proposta foi dar protagonismo à população das áreas rurais e urbanas da cidade. As fotografias trazem como personagens centrais pessoas comuns em seu dia a dia, em situações rotineiras de trabalho, ócio e lazer – situações singelas mas repletas de significados sob a ótica singular dos quatro fotógrafos.

A mescla de trabalhos de profissionais que estão despontando na cena artística da região e de um mais experiente, com longa e sólida trajetória, tem como intenção estimular o intercâmbio entre as diferentes gerações de fotógrafos da cidade. Além disso, busca alcançar a diversidade de olhares e, por meio dela, promover o desenvolvimento artístico e cultural local. A mostra virtual fica disponível enquanto durar o isolamento social. Depois, o público poderá conferir o trabalho presencialmente. 

Com as unidades fechadas neste período de isolamento social, estamos levando as atividades para nossas redes sociais e plataformas digitais. No canal do Youtube, disponibilizamos uma série de conteúdos, como videoaulas gratuitas e séries de entrevistas em diferentes áreas. Também temos usado plataformas de comunicação para manter ativos projeto como Sesc+ Infância (contraturno escolar), Educação Infantil e Trabalho Social com Idosos. As redes sociais estão servindo para  compartilharmos com nossos usuários dicas para manter a saúde do corpo e da mente em dia mesmo no confinamento do lar.

Visita virtual à exposição “Retratos do cotidiano de uma cidade”
Até o fim do isolamento social.
Ricardo Avelino e Jean Barreto, Rafael Peixoto e Tarcísio Nascimento (Coletivo Cabeçada)
Visita virtual em https://bit.ly/ExpoVirtualCampos

SOBRE RICARDO AVELINO: Campista de 1964, Ricardo Avelino é fotógrafo há 15 anos. Com um trabalho considerado conceitual, Avelino pensa cada uma de suas fotografias antes de clicá-las, na busca de um resultado que vá além do registro. Para ele, toda foto se encaixa em um contexto e deve ser capaz de gerar uma discussão em torno de seu significado. Avelino, que também é psicólogo, começou a se interessar por fotografia nos anos 1970, ao acompanhar o trabalho realizado pelo Jornal do Brasil. A experiência transformadora aconteceu quando seu irmão mais velho levou para casa uma câmera fotográfica Pentax Spotmatic, que ele passou a manusear. Foi aprendendo o ofício, até ingressar, em 1997, no jornalismo diário, que aprimorou sua técnica.

COLETIVO CABEÇADA: Representados por Jean Barreto, Rafael Peixoto e Tarcísio Nascimento

O Coletivo Cabeçada é um foto-coletivo criado como um laboratório de estudos da imagem fotográfica. Com as primeiras realizações no início do ano de 2017, a aliança se fortificou e reúne, atualmente, cerca de 20 integrantes. O grupo propõe debates, exposições e práticas fotográficas como rodas de conversa, cine-debates, projeções fotográficas, intervenções de rua, oficinas e saídas fotográficas.

A partir de encontros, há troca de informações, impressões e técnicas fotográficas. Através da reflexão e do diálogo, os integrantes aprofundam suas intenções fotográficas e produzem imagens, cada vez, mais expressivas e conscientes de suas possibilidades estéticas, assim como de seu papel social.

Aberto a novos integrantes e novas interações, o coletivo caminha na busca de criar oportunidade para novos olhares, na busca de registrar em imagem o espaço que habita, seu povo, suas caras. De cabeçada em cabeçada, segue a busca de em uma fotografia “colocar numa mesma linha, a cabeça, o olho e o coração”.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais